Curso: PLANO DE NEGÓCIO PARA BIODIGESTORES

Trabalhe como consultor em vários países. O curso foi desenvolvido com base em tecnologia alemã para explorar o potencial de negócios com biodigestores em todo o mundo. Somente no Brasil, o potencial de negócios é de 100.000 biodigestores. A demanda por profissionais é enorme More »

Curso Online: DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS - GRAVIMETRIA

O diagnóstico dos resíduos, também conhecido como gravimetria, é essencial para o dimensionamento de qualquer solução no setor de resíduos. O curso qualifica profissionais a trabalharem com nomenclaturas brasileiras e européias. Profissionais qualificados sabem como montar o verdadeiro mapa da mina dos resíduos. More »

Entenda o processo da Biodigestão Anaeróbia

O que é Biodigestão anaeróbia e como acontece? More »

 

A geração de biogás

O processo de decomposição anaeróbia é dividido em 4 fases principais, são elas a Hidrólise, a Acidogênese, a Acetogênese e a Metanogênese. Além disso, também ocorre a Sulfatogênese.

A geração de biogás acontece de forma simultânea e interdependente, o que significa que, uma alteração em uma das fases pode afetar todo o processo de biodigestão. Um bom exemplo disso é a entrada de oxigênio em um sistema que tem como consequência a diminuição das ações das bactérias da metanogênese.

Apesar de acontecer de forma simultânea, a sequência para a geração de biogás segue as etapas Hidrólise, Acidogênese, Acetogênese, Metanogênese e também de Sulfatogênese. A maior parte das reações são catabólicas, ou seja, a formação de biomassa é muito baixa.

Na figura abaixo é possível entender melhor a interação entre as fases:

Continue seu estudo sobre Biodigestão Anaeróbia clicando nas figuras abaixo:

Na hidrólise os compostos orgânicos complexos como carboidratos, proteínas e lipídios, são decompostos por bactérias fermentativas, também chamadas de bactérias hidrolíticas, em compostos orgânicos simples como açúcares, aminoácidos e peptídeos. A decomposição ocorre em meio extracelular através de enzimas liberadas pelas bactérias hidrolíticas.

Na acidogênese ocorre a fermentação ácida dos compostos orgânicos simples no interior de microrganismos gerando os ácidos orgânicos voláteis tais como ácido acético, propanóico, ácido butanóico, ácido láctico e álcoois assim como hidrogênio e gás carbônico. Neste estágio, a concentração de hidrogênio é decisiva para determinar quais os tipos de compostos que serão formados.

A acetogênese ou fermentação acetogênica permite a transformação dos ácidos de maior cadeia em ácido acético. Por motivos energéticos, a produção de acetato é fortemente influenciada pela concentração de hidrogênio, ou seja, quanto maior a concentração de hidrogênio, mais baixo será o pH e consequentemente menor a produção de acetado. A melhor maneira de manter o equilíbrio da bioquímica da fermentação é ter um sistema propício para a ação das bactérias da metanogênese para que estas consumam o mais rápido possível o hidrogênio excedente.

Metanogênese, um processo de respiração anaeróbia, que permite a obtenção do metano a partir da descarboxilação do acetato e/ou da redução do CO2 com H2.

gra

Geração de Biogás a partir de resíduos de um fermentador em um projeto de biodigestor na Alemanha (FOTO: Portal do Biogás)

É importante entender que em cada fase da biodigestão existem grupos de bactérias com grandes quantidades de espécies. As características do substrato acabam por definir que espécies serão dominantes no processo global. Isso implica que uma mudança da concentração do substrato utilizado implica necessariamente em uma necessidade de adaptação dos organismos e o estabelecimento do equilíbrio em um novo ponto. Por isso, para a implementação de projetos com base na digestão anaeróbia é fundamental um estudo detalhado sobre o substrato, ou a combinação de substratos a serem utilizados como matéria prima. (B. Machado 2016).

  • Fonte: B. Machado 2016: Bezerra Machado, Gleysson; Geração e Aproveitamento Energético do Biogás, PROJETO PROBIOGÁS 2016

About Gleysson B. Machado

Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios.

Comentários

Comentários