Curso: PLANO DE NEGÓCIO PARA BIODIGESTORES

Trabalhe como consultor em vários países. O curso foi desenvolvido com base em tecnologia alemã para explorar o potencial de negócios com biodigestores em todo o mundo. Somente no Brasil, o potencial de negócios é de 100.000 biodigestores. A demanda por profissionais é enorme More »

Curso Online: DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS - GRAVIMETRIA

O diagnóstico dos resíduos, também conhecido como gravimetria, é essencial para o dimensionamento de qualquer solução no setor de resíduos. O curso qualifica profissionais a trabalharem com nomenclaturas brasileiras e européias. Profissionais qualificados sabem como montar o verdadeiro mapa da mina dos resíduos. More »

Entenda o processo da Biodigestão Anaeróbia

O que é Biodigestão anaeróbia e como acontece? More »

 

Acidogênese na Biodigestão Anaeróbia

A geração de biogás acontece de forma simultânea e interdependente, o que significa que, uma alteração em uma das fases pode afetar todo o processo de biodigestão. Apesar de acontecer de forma simultânea, a sequência para a geração de biogás segue as etapas Hidrólise, Acidogênese, Acetogênese, Metanogênese e também de Sulfatogênese. A maior parte das reações são catabólicas, ou seja, a formação de biomassa é muito baixa.

Durante Acidogênese na Biodigestão Anaeróbia, os produtos hidrolisados são metabolizados no interior das bactérias em álcoois (etanol), cetonas, (acetona), aldeídos, hidrogênio, dióxido de carbono e principalmente ácidos orgânicos (ácido acético, propanóico, ácido butanóico, ácido láctico). Além disso, durante o processo são geradas novas células bacterianas.

Acidogênese na biodigestao anaerobia

Acidogênese na Biodigestão Anaeróbia

A pressão parcial do hidrogênio é um fator determinante para os tipos de produtos a serem gerados durante a acidogênese, quanto maior a pressão parcial, menor a quantidade de ácido acético e hidrogênio formados em favorecimento da geração de ácidos orgânicos de cadeia longa. (SCHERER 1995).

Na figura abaixo é possível entender a acidogênese através de alguns exemplos práticos:

Acidogênese

Acidogênese: Formação de Ácidos orgânicos a partir de diferentes substâncias.

No exemplo da figura 2.1.2.A, a equação E2.1.2.01 mostra a formação direta de acetato a partir de glicerol hidrolisado enquanto que no caso de monossacarídeos e aminoácidos são formados ácidos orgânicos. Nas equações E2.1.2.02 e E2.1.2.03 podemos ver um bom exemplo da degradação de ácido glutâmico e glicose.

R. gnavus bactérias alimentando-se de muco. (Image: Kathryn Cross, IFR)

Ruminococcus gnavus bactérias alimentando-se de muco. (Image: Kathryn Cross, IFR)

 

A quantidade e tipos de bactérias capazes de realizar a acidogênese é muito grande. Entre os principais grupos presentes em reatores anaeróbios podemos citar Clostridium, Bacteroides, Ruminococcus, Butiribacterium, Propionibacterium, Eubacterium, Lactobacilllus, Streptococcus, Pseudomonas, Desilfobacter, Micrococcus, Bacillus e Escherichia. (B. Machado 2016)

Continue seu estudo sobre Biodigestão Anaeróbia clicando nas figuras abaixo:

Fontes:

  • B. Machado 2016: Bezerra Machado, Gleysson; Geração e Aproveitamento Energético do Biogás, PROJETO PROBIOGÁS 2016
  • SCHERER P.A. 1995: Vergärung. In: Thomé-Kozmiensky, K.J. (Hrsg.): Biologische Abfallbehandlung – Enzyklopädie der Kreislaufwirtschaft. Berlin : EF-Verlag für Energie- und Umwelttechnik, 1995, S. 359–372.

About Gleysson B. Machado

Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios.

Comentários

Comentários