Curso: PLANO DE NEGÓCIO PARA BIODIGESTORES

Trabalhe como consultor em vários países. O curso foi desenvolvido com base em tecnologia alemã para explorar o potencial de negócios com biodigestores em todo o mundo. Somente no Brasil, o potencial de negócios é de 100.000 biodigestores. A demanda por profissionais é enorme More »

Curso Online: DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS - GRAVIMETRIA

O diagnóstico dos resíduos, também conhecido como gravimetria, é essencial para o dimensionamento de qualquer solução no setor de resíduos. O curso qualifica profissionais a trabalharem com nomenclaturas brasileiras e européias. Profissionais qualificados sabem como montar o verdadeiro mapa da mina dos resíduos. More »

Entenda o processo da Biodigestão Anaeróbia

O que é Biodigestão anaeróbia e como acontece? More »

 

Dessulfurização do Biogás

des

O biogás recém gerado contém além do metano e do dióxido de carbono ainda quantidades consideráveis de sulfeto de hidrogênio e vapor. A combinação de sulfeto de hidrogênio e vapor gera ácido sulfúrico que ataca os motores e os componentes de metal por onde tem contato direto.

Existem diversas maneiras de dessulfurização do biogás que são aplicadas em função do tipo de substrato utilizado, da produção de biogás, tempo de retenção hidráulica, entre outros. Entre as técnicas mais utilizadas estão a Biodessulfurização no digestor que apesar de ser muito vantajoso na eliminação não oferece uma exatidão no controle do processo e o uso posterior de carvão ativado com uso de ar de forma externa ao fermentador.

O processo de biodessulfurização no digestor consiste na introdução de ar no fermentador para que a bactéria Sulfobacter oxydans converta o sulfeto de hidrogênio em enxofre elementar. O enxofre então poderá ser retirado do fermentador junto com o fertilizante. Esse método não é indicado para projetos de produção de biometano para redes de gás natural.

Aproveitamento do Biogás - Dessulfurização

Aproveitamento do Biogás – Dessulfurização

O lavador de gás é um processo biológico muito efetivo utilizado para o tratamento do biogás para uso em redes de gás natural. Essa técnica permite a eliminação de grandes quantidades de enxofre e é indicada para projetos onde existam grandes quantidades de vazão de gás ou concentrações muito elevadas de sulfeto de hidrogênio. Para que possa ser utilizado é necessário haver a secagem prévia do biogás. As condições de meio para as bactérias são feitas através do controle de temperatura, pH e adição de nutrientes. A necessidade de manutenção do equipamento é grande e normalmente o investimento só compensa para grandes projetos.

Aproveitamento do Biogás - Processos, máquinas e equipamentos para Dessulfurização do biogás

Aproveitamento do Biogás – Processos, máquinas e equipamentos para Dessulfurização do biogás

Enquanto que no processo de Biodessulfurização no digestor são inseridos entre 2 e 4% de ar, no processo do lavador biológico de gás são utilizadas taxas bem maiores, entre 8 e 12%.

Fontes:

  • B. Machado 2016: Bezerra Machado, Gleysson; Geração e Aproveitamento Energético do Biogás, PROJETO PROBIOGÁS 2016

About Gleysson B. Machado

Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios.

Comentários

Comentários