Curso: PLANO DE NEGÓCIO PARA BIODIGESTORES

Trabalhe como consultor em vários países. O curso foi desenvolvido com base em tecnologia alemã para explorar o potencial de negócios com biodigestores em todo o mundo. Somente no Brasil, o potencial de negócios é de 100.000 biodigestores. A demanda por profissionais é enorme More »

Curso Online: DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS - GRAVIMETRIA

O diagnóstico dos resíduos, também conhecido como gravimetria, é essencial para o dimensionamento de qualquer solução no setor de resíduos. O curso qualifica profissionais a trabalharem com nomenclaturas brasileiras e européias. Profissionais qualificados sabem como montar o verdadeiro mapa da mina dos resíduos. More »

Entenda o processo da Biodigestão Anaeróbia

O que é Biodigestão anaeróbia e como acontece? More »

 

Sobre o Autor

O autor do Portal do Biogás e do Portal Resíduos Sólidos é um brasileiro, oriundo de Belém do Pará. Já vive na Alemanha há mais de 15 anos. Estudou naUniversidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt (Fachhochschule Frankfurt /University of Applied Sciences Frankfurt) onde concluiu suafaculdade e Mestrado em Engenharia Química. Concluiu sua especialização em Tecnologias de Geração de Energia com temas sobre Tecnologia Nuclear, Hidrelétricas, Energia Eólica, Células Combustível, Biodigestores, Termoelétricas em geral, Energia Solar, Petroquímica, Integrated Gasification Combined Cycle e Tecnologias de geração com hidrogênio. Sua segunda especialização envolve o estudo sobre engenharia ambiental com temas como Limpeza de Gases, Resíduos Sólidos e Tratamento de Água e Esgoto. Em sua grade extra curricular se especializou emEstudo sobre Polimeros, Engenharia dos materiais e Automação de sistemas industriais.

Depois de formado. atuou como Instrutor Técnico em Engenharia Nuclear para a empresa Areva Nuclear Power GmbH, responsável pela construção de Angra 3, durante 5 anos. Suas principais funções eram:

  • Ministrar cursos de formação em nível de peritos sobre a parte convencional de usinas nucleares
  • Ministrar cursos de engenharia de sistemas e processos sobre os assuntos do circuito primário / reator nuclear e sistemas auxiliares de reatores de água pressurizada (pressurized water reactor – PWR) e reatores de água fervente (Boiling Water Reactor – BWR)
  • Autor técnico de documentação de treinamento para as centrais nucleares na parte convencional de plantas PWR e BWR
  • Coordenador de cursos técnicos de formação para funcionários internos e externos

Os cursos ministrados por mim para funcionários internos da Areva NP GmbH assim como funcionários de usinas nucleares, possuem os seguintes conteúdos:

  • Concepção técnica dos sistemas nucleares
  • Estrutura e Função dos sistemas nucleares
  • Termodinâmica e termo hidráulico de projetos
  • Automatização de instrumentação e controle
  • Interação de sistemas em diferentes potências do reator
  • Comportamento durante a inicialização e o desligamento de todo o sistema

Há 3 anos atua na área de Engenharia Ambiental. Durante esse tempo, coordenou a equipe daUniversidade Federal Rural da Amazônia na elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para a cidade de Acará no Estado do Pará além de dar consultoria para empresas alemães sobre o mercado brasileiro e brasileiras na concepção de centrais de energias renováveis e para o tratamento de resíduos sólidos das mais variadas origens.

Criou um Ambiente Virtual de Aprendizagem em seu Portal Resíduos Sólidos, onde oferece cursos sobre a legislação para o setor, tecnologias de reciclagem, tratamento e disposição final de resíduos sólidos e abre espaço para outros professores e instrutores oferecerem seus cursos. Seus trabalhos já são referencias para algumas Universidades no Brasil sendo inclusive indicado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo – CETESB como referencia no setor de Biogás.

3 Responses to Sobre o Autor

  1. Eduardo Antonio Freitas campos disse:

    Prezado Colega,

    Assim como você também estudei engenharia e fiz residuos sólidos e engenharia ambiental, fiz a minha monografia sobre aterros energéticos e aproveitamento do Biogás, gostaria então de manter contatos técnicos com voce para trabalharmos na energia do biogás de usinas e vinhotos.

    Grato,

  2. Rui Carneiro Junqueira disse:

    Sou estudante, e estou em fase de conclusão do curso de engenharia bioenergética pela FUMEC em Belo Horizonte e tenho muito interesse no tema biogás. Gostei muito do que visualizei no site portal do biogás. Meu interesse (maior) principal é empreender na área rural, com projetos e instalações para pequenos agricultores rurais, objetivando a produção de biogás com a finalidade térmica e elétrica para pequenas potencias a principio.

  3. Carlos Henrique da Silva Pereira disse:

    Boa Tarde !
    tenho muito interesse neste curso e de atuar nesta área sou formado em Administração de Empresas, região onde mora tem grande potencial para o biogás e o adubo gerado por ele, devido crescente demanda do surgimento de confinamentos de bovinos, tem grande demanda de matéria prima e grande procura pelo produto gerado pelos biodigestores, quero muito aprofundar desde assunto e me qualificar nesta área que vejo grande potencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *