Janeiro 11, 2016
||||| 1 |||||
764

Biodigestor Anaeróbio

O Biodigestor anaeróbio é a solução mais completa para o tratamento de resíduos e geração de energia descentralizada

O que é um biodigestor anaeróbio? Como funciona um biodigestor anaeróbio? Como medir a eficiência de um biodigestor? Quais os exemplos de uso de Biodigestores Anaeróbios? Como ocorre o processo natural da biodigestão? Você já pensou em ter seu próprio biodigestor anaeróbio ou trabalhar como consultor nessa área?

Através de um biodigestor anaeróbio é possível acelerar a decomposição da matéria orgânica independente de sua origem. Devido a isso, são amplamente utilizados em países desenvolvidos como forma de tratamento de resíduos orgânicos, industriais ou rurais.

Sem sombra de dúvidas, com o uso de tecnologias corretas é possível criar biodigestores para qualquer demanda

O processo elimina os fortes odores e ajuda a manter cidades limpas, além de ajudar na limpeza de rios poluídos. Como resultado ocorre a produção de biofertilizantes e biogás. O biofertilizante pode ser usado na agricultura de escala ou familiar. O biogás é utilizado normalmente como combustível para geração de energia térmica e elétrica para casas, comércio e indústrias.

Devido às suas características, o biodigestor está se consolidando em uma solução mundial de sustentabilidade. Como ele é possível transformar resíduos em energia além de fomentar a produção de alimentos. Existem inúmeras tecnologias que se diferenciam principalmente na eficiência do processamento. Na Alemanha já existem mais de 9.200 biodigestores de uso comercial.

Entenda como essa tecnologia foi utilizada para criar O maior biodigestor do mundo

A poluição ambiental com resíduos orgânicos

Em todo o mundo vemos exemplo do desenvolvimento de forma que o nosso planeta não suporta mais. Sao indústrias que geram resíduos orgânicos contaminando rios, solo e ar de forma incontrolada em nome de um progresso que causa benefícios à poucas pessoas. Rios contaminados com a vida marinha morta, peixes na superfície da água mortos, água com pouco oxigênio.

Lençóis freáticos contaminados com chorume de lixões a céu aberto ou mesmo de aterros mal construídos que contaminam a água que serve de consumo para inúmeras famílias, causando morte e desespero onde chegam. São inúmeras as situações em que temos matéria orgânica apodrecida poluindo o meio ambiente e comprometendo seriamente a qualidade de vida das pessoas, da fauna e da flora. Mas precisa ser sempre assim?

Existem diferentes formas de tratamento de resíduos orgânicos que melhor se adequam à resíduos específicos. Entre as mais conhecidas podemos citar a compostagem, as estações de tratamento de efluentes e os biodigestores. Apesar de terem funções parecidas, as três não precisam necessariamente ser concorrentes. Muitos projetos em países como Itália, Alemanha, França, entre outros fazem a combinação das tecnologias em um só projeto. Porém quando se trata de viabilidade econômica, o biodigestor costuma oferecer oportunidades mais atraentes.

O que é um Biodigestor Anaeróbio?

O Biodigestor Anaeróbio é uma central tecnológica que acelera o processo de decomposição da matéria orgânica aqui chamada de Substrato. Em um biodigestor anaeróbio os produtos resultantes do processo de decomposição ou biodigestão anaeróbia se apresentam na forma gasosa, o biogás, e na forma líquida que dependendo do substrato e da tecnologia utilizados podem ser usados como biofertilizantes.

Apesar do processo de biodigestão ser o mesmo para qualquer biodigestor, existem vários modelos dessas centrais que variam principalmente na forma como processam a matéria orgânica. A justificativa para a existência de vários modelos é primeiro, pelo seu próprio desenvolvimento histórico quando foram feitos vários experimentos e se acumulando experiências com o processo.

Países como a Alemanha investiram fortemente no desenvolvimento de biotecnologia para este setor e hoje dispõem de tecnologia avançada para a construção de sistemas eficientes. O aumento da eficiência causa um aumento no investimento inicial e este fato inspira criadores a tentar desenvolver projetos mais baratos. Contudo, os projetos financeiramente mais acessíveis também se mostram menos eficiente e em alguns casos, quase que totalmente sem lucratividade.

Como funciona um biodigestor anaeróbico?

Todos os substratos devem ser colocados em um ou mais tanques de alimentação, a depender do projeto e dos tipos de substratos disponíveis. Em biodigestores modernos, a alimentação é feita através de um sistema automatizado. O sistema transporta o substrato misturado nas proporções conforme foi planejado e se encarrega de levar o substrato até o fermentador. O fermentador do esquema abaixo têm um gasômetro, que faz a armazenagem do biogás produzido para uso posterior.

Portal do Biogás - www.portaldobiogas.com

Fluxograma de um Biodigestor – Legenda 1-Matéria Orgânica; 2-Tanque de Alimentação; 3-Fermentador; 3.1-Biogás; 3.1.1-Gasômetro;3.1.2-Energia Térmica; 3.2.1-Motor Gerador; 3.2.2-Energia Elétrica; 3.2-Chorume; 3.3-Reservatório- 3.4-Biofertilizantes (Imagem: Gleysson B. Machado)

O Biofertilizante pode ser aproveitado na agricultura. Possíveis resíduos agrícolas podem também servir como substrato que retorna ao fermentador.

O biogás gerador pode seguir para um motor acoplado à um gerador de energia elétrica ou ser encaminhado à um sistema de tratamento de gases, para ser direcionado para a rede de gás natural na forma de biometano. Além disso, é possível aproveitar a energia térmica como calor para as indústrias, aquecimento doméstico ou de currais, tendas animais, etc.

Como ocorre o processo natural da biodigestão?

Na natureza os organismos se especializaram na digestão de alimentos específicos. O boi come capim, o sapo como insetos e o homem pode comer alimentos vegetais ou animais. Todos os sistemas digestivos trabalham melhor em uma determinada temperatura.

Dessa forma, a composição nutricional, a umidade e a temperatura são importantes informações para um sistema de biodigestão.

Todo o sistema de operação de um biodigestor é desenvolvido baseado nessas informações. Explosões em biodigestores, mortes de animais e outros problemas são causados pela incompreensão desses fatos.

Interior de um fermentador de um biodigestor do tipo CSTR (Continuously Stirred Tank Reactor)

Como medir a eficiência de um biodigestor?

Após definir a tecnologia é muito importante saber o quanto o biodigestor está sendo eficiente em seu propósito. Aqui o fator determinante é a finalidade do projeto que poder ser o tratamento de resíduos orgânicos, a produção de energia térmica e/ou elétrica, biometano, fertilizantes ou até mesmo créditos de carbono.

Quais os exemplos de uso de Biodigestores Anaeróbios?

Devido as suas características o biodigestor anaeróbio pode facilmente atuar como:

  • Central para tratamento de resíduos orgânicos urbanos:
  • Central de tratamento de resíduos orgânicos do agronegócio:
  • Geração de Energia térmica ou elétrica descentralizada:
  • Combate a emissão de gases do efeito estufa:
  • Fábrica de biofertilizantes:
  • Entre outros.

Você poderia imaginar o funcionamento de cada um desses biodigestores. Mas na lista abaixo, temos exemplos reais de alguns projetos. Clique no nome do artigo para saber mais.

Oportunidades no setor de biogás

O mercado de biogás oferece as mais diversas oportunidades em todo o mundo. Normalmente, ou você quer ter seu próprio negócio ou quer se tornar um especialista e prestar consultoria.

Você quer ter seu próprio negócio

Todas as vezes que você vê resíduos orgânicos em locais inapropriados pense que ali pode haver um grande negócio.

Biodigestores são a solução para o tratamento de resíduos de frigorífico, granjas de suínos, bovinos, caprinos, frangos ou confinamento. Esses resíduos podem servir como matéria prima para geração de energia térmica ou elétrica, de acordo com a necessidade.

Um Plano de Negócio para Biodigestores Automatizados feito por um especialista vai lhe mostrar as possibilidade de ganho neste negócio.

Escreva um email para [email protected] com uma breve descrição do seu empreendimento. Nós entraremos em contato para lhe enviar uma proposta.

Você quer se tornar um especialista e prestar consultoria

Resíduos orgânicos são gerados em todas as cidades do mundo em cidades e indústrias. A geração de energia é uma demanda global. Toda a atividade humana precisa de energia. A produção de alimentos pode ajudar no desenvolvimento de muitos países e acabar com a fome.

É fácil se decidir pelo desenvolvimento profissional quando o mercado mostra que precisa de especialistas.

Se você percebe o potencial deste mercado na sua região, você é um empreendedor nato. Com o devido conhecimento, você mesmo pode fazer a diferença em sua região.

Alguém que quer vencer e se importa com a poluição e geração de renda na deixa seu futuro para depois. Seja um especialista em PLANO DE NEGÓCIOS PARA BIODIGESTORES AUTOMATIZADOS

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email