fbpx
abril 27, 2015
3
||||| 0 |||||
1276

Biodigestor da cooperativa agrícola de Göttingen

Tudo está integrado. Todas as ações têm efeitos direto na natureza. Negócios sustentáveis não são somente a solução para um planeta melhor. Eles também são altamente lucrativos.

Para diversificar sua matriz energética, a Alemanha garantiu excelentes preços de compra de de energia renovável. Houve um enorme aumento na geração de energia por via solar, eólica e de biomassa.

Na pequena comunidade de Rosdorf, alguns empresários quiseram aproveitar essa oportunidade. Na região existia o potencial agrícola, a demanda por biofertilizantes e também por energia. Além disso, uma empresa especializada em engenharia tinha sede na região. O problema é que nem a empresa de engenharia e nem a cooperativa agrícola tinham dinheiro para fazer o projeto.

Conhecer a demanda por energia da região. Levantar dados sobre o potencial agrícola. Identificar os benefícios do projeto e quem teria interesse nesses benefícios. Na Alemanha os consultores são treinados para reconhecerem todos os elementos que decidem sobre a existência de um negócio. 

O papel do consultor especialista foi fundamental. Ao fazer um estudo de mercado foi possível identificar o potencial da região e identificar a quem interessava o projeto.

Você vive próximo a uma produção agrícola? Existe demanda por energia na sua região? Um projeto como este está muito mais próximo de você do que você imagina. Seu desafio é construir o cenário propício para o negócio. Entenda agora Como desenvolver um projeto de biodigestor anaeróbio

Como começou o projeto do Biodigestor da cooperativa agrícola de Göttingen?

O Biodigestor da Cooperativa agrícola de Göttingen é um belo exemplo de como viabilizar um projeto. Consultores começaram uma batalha de levantamento de dados, dimensionamento correto e análise financeira. Separados nada seria possível.

São 59 páginas bastante ilustradas e com links para alguns vídeos exclusivos. O conteúdo do eBook abrange A biodigestão anaeróbia, Fatores que influem na produção de biogás, As fases da biodigestão anaeróbia com informações detalhadas sobre a Hidrólise, Acidogênese, Acetogênese, Metanogênese e Sulfatogênese

A solução veio quando as partes interessadas se reuniram para criar uma sociedade. Cada parte assumiu sua responsabilidade e hoje o Biodigestor da pequena cidade de Rosdorf é um excelente exemplo de como montar modelos de negócio para darem certo.

Portal do Biogás - www.portaldobiogas.com

O Biodigestor de Rosdorf é um exemplo de projeto onde especialistas conseguiram desenvolver o melhor modelo de negócio para a região da pequena comunidade. O Biodigestor tem uma potência elétrica de 3,5 MW. (Foto: Gleysson B. Machado)

A vantagem era clara. A cooperativa agrícola podia vender toda sua produção assim como comprar todo o biofertilizante. A empresa distribuidora de energia compra toda a energia para revender. Finalmente, a empresa de engenharia desenvolveu o projeto e é responsável pela operação da usina de biogás.

Como dimensionar biodigestores? O segredo está aqui. Com esta tabela de rendimento dos substratos mais comuns para biodigestores, seu trabalho fica muito mais fácil

Para aumentar a lucratividade dos negócios, mais de 50 produtores agrícolas da região de Göttingen se uniram à uma empresa de engenharia, responsável pela operação e manutenção do biodigestor e a central de distribuição de energia da região (Stadtwerke Göttingen AG) para tirar do papel um projeto de biodigestor e fundar a empresa Biogas Göttingen GmbH & Co. KG.

O projeto foi batizado de Bioenergieregion Göttingen (Região de Bioenergia da cidade de Göttingen). Se localizada nas proximidades de algumas indústrias na região sul da pequena comunidade de Rosdorf. O projeto foi inaugurado no dia 05 de fevereiro de 2010 e conta com tecnologia avançada de biodigestão anaeróbia.

O modelo de negócio foi decisivo

Inicialmente foi preciso estabelecer o modelo de negócio ideal para a região, levando em consideração o potencial agrícola assim como os preços praticados pelos produtos de todo o projeto. Todo esse trabalho foi apresentado em forma de um Plano de Negócio para Biodigestores elaborado por uma empresa qualificada.

É fácil fechar um negócio quando se consegue identificar o interesse de todas as partes

O modelo de negócio demonstrava que podia aproveitar toda a produção de milho dos mais de 50 cooperados da região. Além disso era possível aproveitar os resíduos de cama de frango, esterco bovino, resíduos de grama e plantas energéticas.

Reconhecer os potenciais da região foi fundamental para despertar o interesse das partes envolvidas que se transformaram em investidores do projeto.

O melhor local para a construção

A escolha do local apropriado levou em consideração os seguintes pontos:

  • Escolha de um local central para diminuir os custos com a logística de material;
  • Distância máxima possível do centro comunitário para evitar possíveis incômodos com residentes;
  • Menor distância possível para a tubulação de gás da cidade;
  • Menor distância possível para a rede de energia elétrica;
  • Respeito às áreas de proteção ambiental.

Na foto abaixo é possível visualizar a localização do projeto:

Vista aérea Biodigestor de Rosdorf em Göttingen – Alemanha

Como o biodigestor foi dimensionado

Com a análise dos substratos, foi possível então dimensionar o biodigestor com um potencial elétrico de 3,3 MW. O interessante é que somente 500 kW elétricos são convertidos no local do projeto. O restante é transportado em forma de biogás para a central de distribuição de energia da cidade. Lá é transformado em energia elétrica através de dois geradores elétricos com potência elétrica de 2 MW. O restante de energia elétrica é convertido pelo distrito industrial presente nas proximidades. Além disso, a energia térmica é comercializada para aquecer a piscina de um clube desportivo.

O total de área plantada com milho é de 600 há. Além de fornecer a matéria prima, os agricultores contam com o rico fertilizante produzido pelo biodigestor. Assim fecham o ciclo de produção de substrato e tratamento de resíduos do projeto.

O investimento necessário e a geração de energia

Até a inauguração do projeto foram investidos cerca de € 7,5 milhões. A produção de biogás anual passa de 53 milhões de KWh em forma de energia térmica e elétrica. O total corresponde à 2 milhões de litros de óleo. A energia gerada é suficiente para manter mais de 5.000 casas da região. Vale lembrar que o consumo médio de casas na Alemanha é alto, devido ao grande número de equipamentos eletroeletrônicos presentes.

Todo o projeto foi apresentado e aprovado pela comunidade local. Entre os benefícios podemos citar a geração de energia limpa, desenvolvimento sustentável e a geração de emprego. Além disso, o projeto gera divisas para o município com o devido pagamento de impostos.

Saiba mais sobre o projeto no vídeo feito no local exibido abaixo:

Oportunidades no setor de biogás

O mercado de biogás oferece as mais diversas oportunidades em todo o mundo. Normalmente, ou você quer ter seu próprio negócio ou quer se tornar um especialista e prestar consultoria.

Você quer ter seu próprio negócio

Todas as vezes que você vê resíduos orgânicos em locais inapropriados pense que ali pode haver um grande negócio.

Biodigestores são a solução para o tratamento de resíduos de frigorífico, granjas de suínos, bovinos, caprinos, frangos ou confinamento. Esses resíduos podem servir como matéria prima para geração de energia térmica ou elétrica, de acordo com a necessidade.

Um Plano de Negócio para Biodigestores Automatizados feito por um especialista vai lhe mostrar as possibilidade de ganho neste negócio.

Escreva um email para [email protected] com uma breve descrição do seu empreendimento. Nós entraremos em contato para lhe enviar uma proposta.

Você quer se tornar um especialista e prestar consultoria

Resíduos orgânicos são gerados em todas as cidades do mundo em cidades e indústrias. A geração de energia é uma demanda global. Toda a atividade humana precisa de energia. A produção de alimentos pode ajudar no desenvolvimento de muitos países e acabar com a fome.

É fácil se decidir pelo desenvolvimento profissional quando o mercado mostra que precisa de especialistas.

Se você percebe o potencial deste mercado na sua região, você é um empreendedor nato. Com o devido conhecimento, você mesmo pode fazer a diferença em sua região.

Alguém que quer vencer e se importa com a poluição e geração de renda na deixa seu futuro para depois. Seja um especialista em PLANO DE NEGÓCIOS PARA BIODIGESTORES AUTOMATIZADOS

Acompanhe mais desse incrível projeto através de uma visita técnica virtual realizado em nosso programa Biotube:

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

3 Comments

Comments are closed.