BIODIGESTOR INDIANO: SOLUÇÃO PARA PRODUTORES RURAIS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Biodigestor indiano - Pequenos produtores rurais
Fazenda Sustentável na India

Como aproveitar os resíduos orgânicos rurais? Como conseguir financiamento para o seu projeto de biodigestor? Qual modelo é aconselhado para pequenos produtores rurais? Quais resíduos utilizar no biodigestor indiano?

Ao contrário do que se costuma pensar, a riqueza do agronegócio não está apenas na produção de alimentos. Entretanto, por falta de conhecimento, pequenos e grandes produtores perdem oportunidades de empreender novos e lucrativos negócios. 

É preciso fazer conhecer que independente do tamanho da propriedade e da sua produção, existe um tesouro sendo desperdiçado! É isso mesmo! Seja na chácara, sítio ou fazenda, existe matéria orgânica que se aproveitada, pode gerar bioenergia e biofertilizantes.

Veja como práticas simples podem gerar grandes economias!

Como aproveitar os resíduos orgânicos rurais?

Talvez você já saiba que é possível gerar energia através de resíduos orgânicos. Assim como, provavelmente você conhece alguma área rural, ou vive e trabalha com agropecuária. Portanto sabe que independente do porte, todas geram muito resíduo orgânico. 

Toda essa matéria orgânica é altamente poluente se deixada ao ar livre. Porém é uma grande fonte de Biogás se aproveitada em Biodigestores. 

A tecnologia do Biodigestor de  países desenvolvidos, como a Alemanha, tornaram-se tendência mundial no mercado de energia. Talvez você não saiba como fazer negócios com Biodigestores ou como aplicar as  estratégias de países desenvolvidos com igual sucesso. 

Mas lhe garanto que essa tecnologia pode ser facilmente implantada no Brasil  ou em qualquer país do mundo. Além disso, por meio dos Biodigestores, é possível tratar os resíduos rurais agregando novos produtos de maneira sustentável e lucrativa. 

A dimensão e o investimento em biodigestores indianos, vai depender da necessidade de cada produtor. 

Como conseguir financiamento para o seu projeto de biodigestor?

Antes de tudo, você precisa saber que projetos com biodigestores são viáveis para produtores rurais de pequeno a grande porte. Além disso,  é comum os bancos liberarem empréstimos para investimento em tecnologia para produção rural sustentável. 

Embora quase ninguém saiba, os bancos têm várias linhas de créditos para incentivar pequenos produtores que pretendem implementar seu negócio. Porém, para conseguir o financiamento, os agricultores precisam antes de qualquer coisa,  ter o projeto do biodigestor em mãos.

No entanto, quem deve elaborar esse projeto é um profissional especializado, responsável por todas informações técnicas. Também deve constar no projeto, todo orçamento e estudo de infraestrutura, eficiência do projeto, viabilidade técnica/econômica e outros detalhes.

 Uma vez com as informações comprovadas, o banco avalia o projeto para liberação do crédito. Aliás, vale lembrar que existem vários casos de financiamentos autorizados para biodigestores de menor escala. Isto é , que atendem a pequenos produtores rurais.  

Qual o Biodigestor ideal para pequenos produtores rurais?

Vale dizer que não existe “o biodigestor ideal”. No entanto, existe o biodigestor mais viável para as diversas condições existentes e compatíveis com os resultados esperados.

Geralmente os pequenos produtores rurais, são os mais interessados por biodigestores de menor escala. Sendo assim, os biodigestores de lona, chinês, caseiro ou principalmente o modelo indiano são os mais indicados. 

Até mesmo porque, os  biodigestores indianos possuem uma estrutura simples e de fácil manuseio. Por isso, desde que sigam as orientações técnicas, os próprios produtores fazem o controle dos subprodutos do Biodigestor.

Quais resíduos utilizar no biodigestor indiano?

Sem dúvida, o esterco produzido na suíno e bovinocultura são os mais utilizados no processo de biodigestão do modelo indiano. Até mesmo porque são as criações mais comuns nas propriedades rurais.

Assim, existe uma grande produção diária desses resíduos que precisam ter tratamento e destinação correta. Para alimentar esse modelo de biodigestor, é preciso diluir o esterco em água e depositar nas porções pré-indicadas. 

Entre os produtos dos Biodigestores, os principais  são o biogás e o biofertilizante. Por sua vez, biofertilizantes podem ser usados na propriedade para condicionar o solo e melhorar a produção de alimentos orgânicos. 

Enquanto o biogás, pode ser usado para gerar energia elétrica, energia térmica e até gás de cozinha(GNT). Também dá para vender créditos de carbono para o município. Uma vez que o biodigestor diminui a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. 

Qual vantagem de investir em biodigestor caseiro ? Os biodigestores caseiros compensam o investimento feito? Posso ter retorno econômico com os biodigestores indianos ? Assista o vídeo abaixo e seja o próximo a investir :

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Não pare agora, continue lendo!