fbpx
novembro 13, 2019
0
||||| 0 |||||
9

BIODIGESTOR MODELO INDIANO: Uma solução para Produtores Rurais

Portal do Biogas www.portaldobiogas.com

Como conseguir financiamento para o seu projeto de biodigestor caseiro? Qual modelo aconselhado para pequenos produtores rurais? Quais resíduos posso utilizar no biodigestor caseiro? Como fazer o aproveitamento do biogás e do biofertilizante? Veja como práticas simples podem gerar grandes economias!

Os produtores rurais são grandes contribuintes para a produção agrícola e agropecuária no Brasil. Entretanto, por falta de conhecimento, eles perdem oportunidades de investimento para os seus negócios. É comum bancos liberarem investimento para tecnologia e produção local, empréstimos e até fundos perdidos sem reembolso.

O investimento em biodigestores de menor escala tem sido a solução para pequenos produtores rurais no Brasil. Pode possibilitar aumento significativo na produção agrícola, condiciona solos, além da economia através de uma energia limpa e renovável.

Existem vários casos de sucessos de biodigestores indianos para pequenos produtores financiados por bancos. O caso do senhor Luiz Francisco que reside no Ceará é apenas um dos vastos exemplos.

Leia este artigo, entenda como funciona um biodigestor caseiro, conheça o empreendedor senhor Luiz e tenha você o seu próprio biodigestor.

São 59 páginas bastante ilustradas e com links para alguns vídeos exclusivos. O conteúdo do eBook abrange A biodigestão anaeróbia, Fatores que influem na produção de biogás, As fases da biodigestão anaeróbia com informações detalhadas sobre a Hidrólise, Acidogênese, Acetogênese, Metanogênese e Sulfatogênese

Como conseguir financiamento para o seu projeto de biodigestor caseiro?

Nos bancos há várias linhas de créditos para incentivar pequenos produtores que pretendem aperfeiçoar seu negócio. Para conseguir o financiamento, os agricultores precisam dirigir-se até um banco e solicitar o investimento. Para o mesmo ser aprovado é necessário que o agricultor tenha um projeto de biodigestor feito por um profissional especializado com todas as informações técnicas necessárias.

Valor de construção, eficiência do projeto, viabilidade técnica, benefícios do projeto, retorno econômico, são alguns dos requisitos. Com essas informações comprovadas pelo laudo, o banco avalia o projeto apresentado e aumenta a possibilidade de aprovação do projeto e empréstimo para investimento.

Qual modelo aconselhado para pequenos produtores rurais ?

Como dito em outros artigos, não existe um biodigestor ideal, existe um biodigestor mais viável para as condições existentes e os resultados esperados.

Como dimensionar biodigestores? O segredo está aqui. Com esta tabela de rendimento dos substratos mais comuns para biodigestores, seu trabalho fica muito mais fácil

Os produtores rurais de pequeno porte são os que, comumente, mais se interessam por biodigestores de menor porte. Sendo assim, os biodigestores modelo indiano, de lona, chinês, caseiro, são os mais indicados. O seu dimensionamento pode variar para produtores que tenham poucos animais, mas também para aqueles que possuem uma quantidade um pouco mais significativa.

O Sr. Luis, por exemplo viabilizou um projeto de biodigestor modelo indiano com apenas 9 cabeças de gado. Os biodigestores indianos possuem uma estrutura simples e de fácil manuseio. Desde que sigam as orientações técnicas, os próprios produtores podem fazer o controle dos subprodutos ofertados.

Quais resíduos utilizar no meu biodigestor caseiro ?

O esterco produzido nas atividades de suinocultura e bovinocultura são os mais utilizados para o processo de biodigestão em modelo indiano. Normalmente, são os animais mais criados pelos produtores rurais. Diariamente, há a produção desse resíduos e que precisa ter uma estratégia de destinação correta. A quantidade de esterco produzido é ideal para abastecer os biodigestores e com benefícios rentáveis.

Outro motivo pelo qual o esterco bovino e suíno é mais utilizado para esse modelo de biodigestor, dar-se pela facilidade de abastecer os biodigestores. Esses dejetos precisam apenas ser diluídos em água em proporções orientadas pelo técnico responsável.

Com fazer o aproveitamento do biogás e do biofertilizante?

O biofertilizante pode ser usado internamente na propriedade para condicionar solo e para produção eficiente e orgânica de alimentos. O biogás possibilita o aproveitamento energético, por exemplo usado para gerar gás de cozinha e até para abastecer um motogerador.

Além dos dois subprodutos provenientes dos biodigestores, os proprietários podem vender créditos de carbono para o município. Pois o biodigestor diminui a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

Qual vantagem de investir em biodigestor caseiro ? Os biodigestores caseiros compensam o investimento feito? Posso ter retorno econômico com os biodigestores indianos ? Assista o vídeo abaixo e seja o próximo a investir :

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment