O que é o biogás? O que dá poder energético? Como ocorre a geração de energia através do biogás? E como ganhar dinheiro com isso?
A procura por energia limpa tem feito do biogás uma das tecnologias mais fortes para o mercado. Além de poderosa matriz energética, a produção de biogás em escala comercial reduz o envio desses resíduos para aterros sanitários. Dessa forma é também solução para o impacto ambiental causado pelo descarte indevido dos resíduos orgânicos.
Em suma, os resíduos orgânicos em decomposição, geram várias substâncias tóxicas, como o gás metano(CH4), por exemplo. Por se tratar de gás muito inflamável, é preciso que se tenha segurança nesse processo de produção. Através do emprego de biodigestores é possível otimizar este processo evitando danos à saúde e ao meio ambiente.
Informações adequadas transformam problemas em soluções lucrativas!
Esse artigo lhe mostrará condições para investir em tecnologias eficientes e com poder crescente no mercado mundial. Leia até o final e esclareça suas dúvidas sobre o assunto para investir de forma efetiva.
O que é o biogás ?
Em resumo, Biogás é um gás combustível gerado a partir da decomposição de toda matéria orgânica na ausência de oxigênio. Portanto, ele é a soma de vários gases como metano, gás carbônico, gás sulfídrico, nitrogênio, enxofre e outros. Logo, muitas são as formas de uso do biogás, tanto como matriz energética como em vários segmentos da produção industrial.
O que dá o poder energético?
Em síntese, dos gases gerados na decomposição da matéria orgânica, o gás carbono apresenta-se em maior quantidade. Ele é gerado tanto no meio aeróbio (na presença de oxigênio) quanto no meio meio anaeróbio (na ausência de oxigênio).
Assim na decomposição anaeróbia, o gás metano reage com oxigênio formando moléculas de gás carbono e hidrogênio, liberando energia térmica. Ou seja, o poder energético do biogás está ligado de forma direta ao gás metano. Dessa forma, 95% de sua composição é por meio do gás carbônico e do metano.
Como ocorre a geração de energia através do biogás?
Sobretudo, o processo de produção de biogás é um sistema interdependente. Assim, o processo de geração do biogás é composto basicamente por quatro fases principais: Hidrólise, acidogênese, acetogênese e metagênese. Esse processo é realizado por grupos bacterianos que trabalham em velocidade suficiente para não interferir nas fases seguintes.
Por sua vez, a hidrólise e acidogênese conseguem trabalhar em meios e situações diversas. Dessa forma, esse processo produz apenas a matéria que às fases de acetogênese e metagênese consigam processar. Nesse sentido, esse fluxo precisa acontecer de forma eficiente para um desempenho na geração dos gases.
Como ganhar dinheiro com isso?
Para que haja o aproveitamento de 100% do potencial do biogás e seus subprodutos, o emprego de biodigestores é fundamental. Uma vez que é através dos biodigestores que se produz materiais com alto valor de mercado. No entanto, ao se pensar em lucros com biodigestores e biogás, é necessário perceber a viabilidade econômica do projeto.
O biogás e os biodigestores possuem alto valor agregado. Quando pensar em negócios com biodigestor pense grande!
É preciso acreditar na viabilidade econômica e não ter medo de investir nessa tecnologia. Até mesmo porque, projetos de pequeno porte não mantêm constância na produção de biogás. Deste modo, a produção é pequena e não possuem condições quantitativas. Quais as formas de uso? Como usar seus subprodutos ? Assista o vídeo a seguir e tire todas suas dúvidas sobre biogás.