Como funciona o tratamento de resíduos orgânicos urbanos? É melhor compostagem ou processo de biodigestão desses resíduos? É possível combinar a compostagem com a biodigestão anaeróbia? Saiba agora a criar oportunidades com esse resíduo.
O volume de resíduos orgânicos produzidos diariamente é gigantesco. Quando não se faz o gerenciamento correto desses resíduos e eles são descartados no meio ambiente sem controle algum, o impacto é grande e ocorre em diferentes esferas. As consequências são vistas no solo, ar, água, todo o ecossistema é prejudicado. Mas o que fazer para reverter essa situação? Quais são as oportunidades?
Oportunidades com gestão de resíduos orgânicos são perenes, agarre-as !
Além dos problemas ambientais, a gestão inadequada dos resíduos orgânicos trazem danos à saúde pública e a qualidade de vida da população. Quando depositados de forma errônea no meio ambiente, esses resíduos atraem animais, vetores e consequentemente, doenças aos moradores locais.
Os resíduos possuem alto valor comercial. Utilizar estratégia e as tecnologias adequadas podem trazer resultados eficientes para seu empreendimento. Entenda como funciona o tratamento de resíduos orgânicos urbanos e destaque-se no mercado.
Como funciona o tratamento de resíduos orgânicos urbanos?
Resíduos Sólidos Orgânicos Urbanos ou Bio-Resíduos são resíduos orgânicos de origem animal ou vegetal. Podem ser gerados em domicílios ou empresas e podem ser degradados pela ação de micro-organismos.
Atualmente o mercado oferece grandes oportunidades para negócios sustentáveis, mas também para consultores em vários países do mundo. O tratamento dos resíduos sólidos urbanos, possui meios para se tornar um dos ramos promissores no que refere-se ao mercado de resíduos.
O tratamento desses resíduos pode ser feito através do processo de compostagem e por meio de biodigestores. Quando os resíduos orgânicos são tratados, consequentemente, resíduos recicláveis estão ganhando valor de comércio.
É melhor compostagem ou biodigestão de resíduos orgânicos urbanos?
Ambos são tecnologias eficientes que podem ser utilizadas para tratar resíduos sólidos urbanos.
O Biodigestor é uma alternativa simples e prática. Serve para aproveitar os resíduos orgânicos que são descartados de diversas formas no meio ambiente. Trata-se de uma câmara hermética onde será acumulada a matéria orgânica que será digerida. Por meio de um processo natural de bactérias, são decompostos e transformados em biogás e em biofertilizante. Contribui ao baixar os custos de produção, gerar lucro (conforme o modelo) e melhorando o meio ambiente.
A Compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal. Pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica. A compostagem ajuda na redução das sobras de alimentos, tornando-se uma solução fácil para reciclar os resíduos gerados.
É possível combinar a compostagem e a biodigestão anaeróbia?
É mais que possível fazer a combinação entre biodigestores e compostagem anaeróbia dos resíduos sólidos urbanos. O projeto de Compostagem Biodigestor Urbano de Erkheim é um exemplo claro da eficiência da junção de ambas tecnologias.
Assista o vídeo e saiba mais sobre os problemas gerados pela gestão inadequada dos Resíduos sólidos urbanos: