fbpx
outubro 2, 2019
0
||||| 0 |||||
6

Como escolher a biomassa ideal para meu biodigestor?

Portal do Biogas www.portaldobiogas.com

Quais são os melhores substratos para o meu biodigestor? Resíduos orgânicos podem ser utilizados como substrato ? Quanto de biogás o substrato pode gerar? Aprenda como identificar a melhor biomassa para seu biodigestor.

Quando se refere ao assunto do manejo de Resíduos, de modo ambientalmente correto, o Brasil, infelizmente, retrata problemas neste setor. Nesse contexto e afim de mudar esse cenário, os biodigestores são negócios em ascensão no mercado brasileiro.

Observe como a escolha adequada da biomassa pode influenciar no seu projeto de biodigestor!

A oportunidade de se ganhar dinheiro aproveitando os resíduos orgânicos e dejetos são realidades palpáveis em todos os países. Investir em projetos com biodigestores para decomposição dos resíduos orgânicos é uma forma de agir em prol do meio ambiente além de obter retorno econômico.

A biomassa é composta por matéria orgânica e é fonte de energia renovável. Esse substrato apresenta-se de vários tipos, de acordo com sua composição química, estrutura fibrosa ou não, origem, entre outros parâmetros.

São 59 páginas bastante ilustradas e com links para alguns vídeos exclusivos. O conteúdo do eBook abrange A biodigestão anaeróbia, Fatores que influem na produção de biogás, As fases da biodigestão anaeróbia com informações detalhadas sobre a Hidrólise, Acidogênese, Acetogênese, Metanogênese e Sulfatogênese

A escolha da biomassa faz toda diferença para negócios com biodigestores!

E é por este motivo que viemos esclarecer algumas dúvidas a respeito desse substrato e sua adequação ao biodigestor.

Quais são os melhores substratos?

Os melhores substratos são pertencentes aos resultados pretendidos. A escolha do substrato condiz com o produto e a quantidade que se busca obter. São avaliados os potenciais energéticos das biomassas e é estimado a partir dele a sua geração.

Existem materiais mais adequados que outros quando o assunto é geração de energia e biogás, assim como existem materiais que possuem mais qualidade para produção de biofertilizante. Alguns Resíduos da agricultura, por exemplo, possuem um alto potencial energético quando comparado aos da pecuária. Essa escolha da biomassa ideal vai variar de acordo com as ambições que se pretende com o projeto, de modo que atenda os resultados estimados e possua eficiência.

Como dimensionar biodigestores? O segredo está aqui. Com esta tabela de rendimento dos substratos mais comuns para biodigestores, seu trabalho fica muito mais fácil

Resíduos orgânicos podem ser utilizados como substrato ?

Sim, todo resíduo de matéria vegetal ou animal pode ser utilizado! Entretanto, existem materiais que não são viáveis de forma econômica, por não possuir um bom desempenho energético. Com isso não são eficientes para alimentar os biodigestores.

Decomposição de Resíduos Orgânicos pode tornar fonte de renda e energia. Destaque-se no mercado!

Resíduos domiciliares orgânicos podem sim servir como insumo para biodigestores, bem como sobras de restaurantes, podas de árvores e dejetos animais. A associação de diferentes resíduos orgânicos possui uma potência extraordinária para geração de biogás e biofertilizante. Já que são ricos em nutrientes e a sua decomposição apresenta um alto potencial energético.

Quanto de biogás o substrato pode gerar?

Tudo que envolve biodigestores será calculado de acordo com o que se pretende obter com o seu funcionamento. Existem biomassas que produzem mais biogás que outras. Assim como, existem substratos que são mais ricos na produção de biofertilizante. Além disso, até os mesmos substratos com a utilização da mesma tecnologia podem gerar quantidades de biogás diferentes.

Cada substrato tem um potencial para geração de biogás conforme suas características, composição, concentração de matéria orgânica. De acordo com a finalidade do projeto e para obter uma maior eficiência pode se fazer necessário a combinação de diferentes substratos. Assista ao vídeo abaixo e saiba como escolher a biomassa ideal para seu projeto:

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment