fbpx
novembro 28, 2019
0
||||| 0 |||||
14

COMO FAZER O GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS ORGÂNICOS EM FEIRAS?

Desperdícios de alimentos em feiras livres, qual a solução? É possível aproveitar os resíduos de feiras livres? Como fazer o aproveitamento desses Resíduos? É possível gerar lucro com o gerenciamento dos Resíduos orgânicos? Entenda a fundamental importância de gerenciar os resíduos de feira livres.

O desperdício de frutas, legumes e verduras nas feiras de alimentos é bastante alto. Toneladas de resíduos são desperdiçados diariamente em feiras livres espalhadas por todo país. Muitas vezes até resíduos que ainda apresentam condições para serem consumidos.

Além da problemática social, com o desperdício de alimentos em um país onde ainda existe fome, outro problema de mesma magnitude pode ser observado: A falta de gerenciamento desses resíduos orgânicos e seus impactos ambientais.

Aproveite esse mercado de resíduos orgânicos!

Propor ações para um gerenciamento e gestão correta desses resíduos é fundamental para evitar a contaminação de lagos, entupimento de bueiro, propagação de vetores de doenças e aumentar a vida útil dos aterros.

Leia este artigo e entenda como o gerenciamento dos resíduos orgânicos em feiras pode mudar o cenário socioambiental na sua região.

São 59 páginas bastante ilustradas e com links para alguns vídeos exclusivos. O conteúdo do eBook abrange A biodigestão anaeróbia, Fatores que influem na produção de biogás, As fases da biodigestão anaeróbia com informações detalhadas sobre a Hidrólise, Acidogênese, Acetogênese, Metanogênese e Sulfatogênese

Desperdícios de alimentos em feiras livres, qual a solução?

Uma forma de solucionar a problemática com a destinação de resíduos orgânicos é através do gerenciamento correto desses resíduos. Nesse processo inclui atender as exigências conforme a legislação, verificar a destinação adequada de todos resíduos, propor medidas de reaproveitamento de cada material. É preciso gerenciar de forma eficiente para evitar problemas e transformá-los em negócios sustentáveis.

Transforme problema em negócios lucrativos e sustentáveis!

É possível aproveitar os resíduos de feiras livres?

Os resíduos de feiras livre são compostos, basicamente, de resíduos orgânicos, mas também apresentam uma certa quantidade dos recicláveis. Ambos são resíduos e não rejeitos, com isso ainda há possibilidades de uso através da reciclagem ou reaproveitamento. O destino final desses materiais ainda não é o lixo.

Por esse motivo é essencial o gerenciamento dos resíduos em feiras. Através dele é pensado uma logística para acabar ou prevenir problemas. Além de possibilitar o reaproveitamento dos mesmo e agregar valor comercial ao resíduo. Pode-se pensar em aproveitamento com foco socioambiental e até mesmo lucrativo e sustentável.

Como fazer o aproveitamento desses Resíduos?

Como dito anteriormente, a maior parte dos resíduos de feiras, são orgânicos. Esse resíduo é um forte aliado para quem quer iniciar negócios lucrativos e sustentáveis. Vamos apresentar dois modos de aproveitamento com tecnologias distintas: Compostagem e biodigestão.

A compostagem é um processo de decomposição natural da matéria orgânica através de micro-organismos que transformam esse material em adubo. Pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. A compostagem, além de evitar poluição, recupera a matéria orgânica voltando a ser usada de forma útil.

Os biodigestores decompõem a matéria orgânica de forma anaeróbia (sem a presença de oxigênio). Por meio de um processo natural de bactérias, esse resíduo é decomposto e transformado em biogás e em fertilizante. Conforme o modelo do biodigestor, você pode garantir lucratividade com o aproveitamento dos subprodutos.

É importante frisar que apesar das diferentes formas de decomposição, elas não são tecnologias concorrentes. Além disso, podem ser utilizadas, simultaneamente, para otimizar o tratamento e os subprodutos gerados.

Só um profissional em gerenciamento de resíduos identifica essas possibilidades!

É possível gerar lucro com o gerenciamento dos Resíduos orgânicos?

Com o aproveitamento dos resíduos orgânicos em biodigestores é possível tornar o problema do gerenciamento de resíduos em oportunidade de negócios lucrativos. Uma vez que os resíduos são direcionados à biodigestores, geram subprodutos com um alto valor comercial e ambiental: Biogás e Biofertilizantes. Esses compostos podem ser aproveitados através energia elétrica e térmica, créditos de carbono e um excelente adubo orgânico.

Todos esses produtos podem e são comercializados!

O gerenciamento além de fechar o ciclo dos resíduos orgânicos, apontam oportunidades e o surgimento delas. O profissional de gerenciamento de Resíduos é essencial para a valorização desses materiais e criação de oportunidades de negócios. Assista ao vídeo abaixo e entenda mais desse assunto:

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment