fbpx
dezembro 20, 2019
0
||||| 0 |||||
58

COMO FAZER UM PROJETO DE FAZENDA SUSTENTÁVEL?

O que é o projeto de fazenda sustentável? Onde se aplica o projeto de fazenda sustentável? Como funciona o projeto de fazenda sustentável ? Aprenda tudo sobre essa forma eficaz de produção.

Assuntos como agronegócio e sustentabilidade são fatores determinantes para a economia de países como o Brasil. Não se pode abrir mão deles, pois são questões relevantes que envolvem proteção do meio ambiente com a segurança alimentar.

Impactos ambientais da agricultura e pecuária tornam-se problemas e elevam os custos financeiros quando não se tem um fechamento no ciclo produtivo. Fatalmente, gasta-se mais dinheiro com importação de produtos. Por outro lado, quando feitos de maneira correta, você pode economizar e ainda tornar-se lucrativo através da comercialização dos subprodutos pós tratamento.

Transforme problemas ambientais em fonte de renda e receita!

A partir de práticas simples, já é possível tornar uma fazenda comum em uma fazenda auto sustentável que oferecerá oportunidade de lucro e retorno do capital investido em curto prazo. A solução para isso é a adequação das fazendas a uma dinâmica de práticas lucrativas eficientes e sustentáveis.

O que é o projeto de fazenda sustentável?

O projeto faz o uso de tecnologias mais modernas e atuais para a produção de alimentos e energia sustentável. Esse projeto ele é personalizado conforme a necessidade do local. Então é realizado um diagnóstico completo e minucioso para que atenda todas as necessidades previstas do empreendedor.

São 59 páginas bastante ilustradas e com links para alguns vídeos exclusivos. O conteúdo do eBook abrange A biodigestão anaeróbia, Fatores que influem na produção de biogás, As fases da biodigestão anaeróbia com informações detalhadas sobre a Hidrólise, Acidogênese, Acetogênese, Metanogênese e Sulfatogênese

Fazendas sustentáveis são fascínios. Conheça e mude toda sua concepção sobre modelos promissores de produção.

A auto sustentabilidade econômica e energética se dá através do aproveitamento dos resíduos orgânicos para geração de energia elétrica e gás na natural. Através dessa gestão eficiente e planejada de resíduos do agronegócio é possível tornar a fazenda completamente sustentável de forma energética. Outro cenário vantajoso, é que nesse modelo a fazenda consegue comercializar os subprodutos obtidos através dessa tecnologia para as cidades mais próximas.

 

 

Onde se aplica o projeto de fazenda sustentável?

Esse cenário é possível criar em propriedades rurais que exista ou tenha interesse em aplicar a agricultura e pecuária. Produção de soja, milho, criação de aves, peixes, bovinos, caprinos, suínos, entre outros nesse mesmo contexto. Todos eles se convertem em um único ponto, tornar uma fazenda sustentável e atender cidades a sua volta.

Alimentos, energia e proteínas são necessárias para vida e para economia. Fazendas sustentáveis resolvem todos esses problemas de uma única vez.

Pode-se adotar esse modelo de projeto em qualquer local. Seja em Angola, no Brasil, Nordeste, Piauí, centros e grandes centros urbanos. Qualquer lugar que necessita ser abastecido com alimentos e energia.

O mercado precisa inevitavelmente de produção de alimentos e proteínas, bem como produção de energia. Esse modelo de fazenda é a solução para uma relação de progresso sem impactar o meio ambiente.

Como funciona o projeto de fazenda sustentável?

A ideia é a seguinte, tem-se a produção pecuária, por outro lado você tem uma agricultura que está gerando alimento para a população e ração para esses animais. Ambas produzem resíduos orgânicos, uma de origem animal e a outra vegetal.

Esses resíduos sendo gerenciados de maneira estratégica e direcionados para uma usina de biogás de altíssima tecnologia, fornecem adubo orgânico para a agricultura e energia elétrica para ser comercializada e reaproveitada no local. Também pode ser usado o biometano como combustível de veículos presentes na propriedade. O diagnóstico para o gerenciamento dos resíduos é feito para analisar os seguintes parâmetros:

CRIAÇÃO DE ANIMAIS PARA COMERCIALIZAÇÃO

Qual é o melhor alimento para os animais?
Que combinação de alimentos é a melhor?
Que quantidade de alimentos por dia/mês/ano?
Qual a área que preciso para criar os animais?
Que quantidade de resíduos a criação de animais gera por dia/mês/ano?
Que região do Brasil posso criar que tipo de animais?
Existem problemas de adaptação em climas diferentes?
Qual o investimento necessário para iniciar?

PLANTAÇÕES PARA ALIMENTAR OS ANIMAIS E VENDER O EXCEDENTE

Quais as plantas mais ricas em nutrientes devo plantar para alimentar os animais?
Quantos tipos de plantas devo plantar no mínimo para garantir uma alimentação bem balanceada em todas as fases de crescimento dos animais?
Que tipo de plantas se desenvolvem melhor em que parte do Brasil?
Qual o tamanho da área que devo ter para as plantações?
Qual a influência do biofertilizante nas plantações?
Que quantidade de resíduos resultam da plantação e colheita das plantas ao ano?
Qual o investimento necessário para iniciar?

PLANTAÇÕES PARA ALIMENTAR OS ANIMAIS E VENDER O EXCEDENTE

Qual a quantidade de resíduos orgânicos resultam da criação de animais?
Qual a quantidade de resíduos orgânicos resultam da agricultura?
Que quantidade de gás metano é gerado em fermentadores?
Qual o potencial elétrico que posso ter com esse gás?
Qual o investimento mínimo necessário?
É melhor aproveitar o gás ou a energia elétrica?
Qual a melhor combinação gás/energia?

No projeto Fazenda Sustentável, você tem um projeto independente energeticamente e passa a produzir o seu próprio adubo orgânico. Através desse gerenciamento o ciclo produtivo se fecha e todo resíduo é aproveitado. Você cumpre as regulamentações ambientais além de garantir outra fonte de lucro no seu empreendimento. Nesse cenário, a produção agrícola e pecuária se torna altamente eficiente. Assista ao vídeo e conheça com mais detalhe esse projeto:

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment