7 passos para montar um projeto com biodigestor de resíduos orgânicos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

 

Como montar um projeto de biodigestor de resíduos urbanos orgânicos? Quais as melhores formas para um projeto de biodigestor? Como convencer parceiros a participarem do projeto de biodigestor? Entenda e use os 7 passos para fazer um projeto com biodigestor de resíduos.

Em várias cidades do mundo existe demanda para o tratamento de resíduos urbanos orgânicos. Constantemente a população está reclamando da poluição nas ruas das cidades, alagamentos causados por entupimento de bueiros e mal cheiro. Esses problemas causam um sentimento de baixa qualidade na vida urbana. Por isso essas pessoas acabam se refugiando em cidades longe dos centros urbanos.

Os resíduos urbanos orgânicos podem ser uma fonte de material para viabilizar projetos de biodigestores comerciais. Esses negócios estão ao alcance de quem conseguir identificá-los.

Um bom investidor provavelmente já sabe como identificar um produto de qualidade. E você?

Na verdade, em se tratando de negócios, grandes problemas representam as melhores oportunidades. Justamente porque até o momento, ninguém na região conseguiu resolver. Portanto, quem conseguir trazer a solução certa, vai ser muito bem remunerado.

 No caso de projetos de tratamento de resíduos urbanos orgânicos, as soluções com maior lucratividade são os biodigestores comerciais. Este mercado é altamente explorado na Alemanha, Itália, Áustria, entre outros países. A existência de profissionais qualificados é fundamental para se criar os grandes negócios que vão atrair os empresários.

Seja um profissional qualificado em NEGÓCIOS COM BIODIGESTORES COMERCIAIS e aproveite um mercado com baixíssima concorrência

7 passos para fazer um projeto com biodigestor de resíduos

Depois de observar o fechamento de negócios de mercados como o da Alemanha, é possível reconhecer um modelo de ação. Faça o teste e na próxima vez escreva nos comentários dessa postagem a sua experiência.

O fechamento de grandes negócios acontece com um determinado ritual. Conhecer técnicas eficientes são fundamentais para o sucesso do projeto. (Foto: Gleysson B. Machado)

 

É essencial criar nos investidores o sentimento de que vale a pena investir. Isso acontece quando você lhe explica os seguintes passos:

1 – Identificação visual de um grande problema de poluição ambiental:

A demanda por estes negócios normalmente é visível a olho nu. Lixo jogado nas ruas, rios poluídos, água contaminada, mal cheiro vindo de lixões, enfim. Além disso, o noticiário narra diariamente esses problemas. Na forma como é tratado, poucas pessoas percebem as chances de negócio por trás da notícia.

Aqui vale a regra: Só consegue ganhar dinheiro quem resolve problemas alheios. Quanto maior o problema, maiores as possibilidades de ganho real.

2 – Identificação das partes interessadas em soluções para os problemas:

Quem mais se interessa, normalmente, são os que mais causam o problema. Mas, muitas vezes eles causam por não conhecerem a solução adequada. Nesse momento é importante ter conhecimento técnico para convencer os envolvidos. 

Você também precisará de conhecimentos em legislação ambiental. Assim saberá os pontos onde o poluidor precisa implementar soluções. Porque muitas vezes só se polui por não conhecer as soluções adequadas para o problema.

3 – Dimensionamento da solução ideal:

A solução ideal é aquela que conseguir resolver o problema em toda sua plenitude, ou seja, 100% do problema. Um biodigestor é um projeto de engenharia e precisa ser dimensionado exatamente para a quantidade e tipo de material envolvido.

Saiba como fazer projetos de Biodigestores de Resíduos Automatizados.

 

Estude exatamente os tipos e quantidade de resíduos gerados na região. Pois a dimensão do projeto e a escolha da tecnologia é feita em função da gravimetria dos resíduos.

4 – Apresentação da solução para as partes interessadas:

A solução deve ser mostrada às partes que irão se envolver no projeto. Porque é interessante observar a reação de cada parte. Pois alguns se interessarão em participar de forma mais intensa do projeto.

Durante a apresentação da solução para os problemas, os envolvidos tendem a querer participar do projeto. Por isso, muitas vezes se tornam sócios e são os responsáveis por fazer o negócio dar certo.

5 – Criação do modelo de negócio ideal:

Após determinar os interesses das partes envolvidas, você poderá observar o que falta para fechar o projeto. Assim, deverá consultar os investidores apenas se houver necessidade, o que nem sempre é o caso.

A comunicação constante com as partes envolvidas, normalmente, é suficiente para montar o quebra cabeças do negócio. No entanto, investidores devem ser convidados caso os recursos próprios não sejam suficientes.

No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos é um forte estímulo à implementação de projetos sustentáveis.

6 – Análise de riscos do projeto de biodigestores de resíduos orgânicos:

Todo e qualquer projeto oferece riscos dos mais variados. Porém, ao conhecer os riscos é possível se prevenir e tornar o projeto ainda mais atrativo.

Investidores são pessoas com um senso aguçado para negócios. Ou seja, eles vão conseguir identificar os pontos que precisam de melhoria. Por isso, a análise de riscos prévia permite ao profissional impressionar potenciais investidores com respostas práticas para as questões apresentadas.

Com toda certeza, o investimento em conhecimento pode mudar a sua vida.

7 – Investidores:

As pessoas que investem vivem em busca de bons negócios. Mas, ao contrário do que se pensa, eles estão muito interessados em projetos. Então, imagine que você dispõe de recursos para o seu projeto: Que coisas você questionaria?

Investidores estão em busca de projetos com alto lucro. Portanto, eles sempre vão fazer as seguintes questões: Quanto eu preciso investir? Quanto eu posso ganhar e quais são as minhas garantias?

Diferente de instituições financeiras, as garantias que mais interessam aos investidores dizem respeito ao funcionamento e à saúde do projeto, por exemplo.

Como se preparar para o projeto de biodigestores de resíduos?

A pessoa que cria a situação favorável para se fazer um projeto deve ser muito profissional. Isso porque terá que conversar e negociar com empresários e a população afetada. 

Ao falar com a população, o consultor identifica o tamanho do problema. Sendo assim, na hora de negociar com os empresários é necessário ter argumentos que vão despertar a vontade de entrar no negócio.

Análise de projetos de biodigestores de resíduos
Dip. Ing. Gleysson B. Machado – Especialista em negócios sustentáveis

 

Por haver poucos profissionais qualificados, este mercado oferece oportunidades excelentes para os mais dedicados. Desse modo, o desafio é adquirir conhecimentos de quem já tem experiência em fechar negócios que dão certo.

No nosso canal do Portal do Biogás no Youtube, tratamos direto com várias pessoas sobre esse assunto. Portanto, é possível explicar com calma e responder as dúvidas de muitos interessados. Então, com certeza, a resposta da sua dúvida estará lá. Reserve um tempo e assista ao vídeo abaixo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Não pare agora, continue lendo!