
Como uma fazenda na Alemanha faz o manejo sustentável de gado leiteiro ? Qual o benefício de um Biodigestor? Como funciona o biodigestor da fazenda em Friedrichshof Gründau? Por que se especializar em negócios com biodigestores?
Atualmente a produção de leite tem uma grande importância no agronegócio brasileiro. Além disso, o Brasil possui um dos maiores rebanhos leiteiros do mundo. Segundo a ANVISA, este rebanho leiteiro, mais o gado de corte, produzem 1.703.773.970 t/ano de resíduos! Contudo, pouco dessa matéria orgânica é reaproveitada, ou descartada corretamente.
Neste sentido, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aponta também, que boa parte desses dejetos são deixados a céu aberto.Contudo, sem tratamento adequado estes resíduos causam imenso impacto ambiental. Por exemplo, são responsáveis pela emissão de gases poluentes, que agravam o aquecimento global, contaminam o solo afetando recursos hídricos.
Em primeiro lugar, vale saber que há padrões sustentáveis que agregam valor e melhoram consideravelmente a produtividade. No Brasil, alguns pecuaristas, já se utilizam deste modelo, que é regra em países como a Alemanha.
Ao contrário das técnicas praticadas aqui, na Alemanha o manejo sustentável transforma todo impacto negativo em lucro. Por exemplo, a utilização de biodigestores, como solução eficiente para o problema dos resíduos dos rebanhos.
Os produtos gerados por biodigestores (biogás e biofertilizantes), são utilizados na própria fazenda, reduzindo consideravelmente os custos de produção.
Você não precisa ter o dinheiro total do investimento. Você só precisa criar os parâmetros do negócio e saber
COMO DESENVOLVER UM PROJETO DE BIODIGESTOR ANAERÓBIO
Como uma fazenda na Alemanha faz o manejo sustentável de gado leiteiro?
Conheça alguns dos segredos que fazem dos biodigestores sinônimos de lucratividade e sustentabilidade no agronegócio europeu. Segundo a família Schneider, de Friedrichshof Gründau, Alemanha, usar biodigestor na criação sustentável de gado de leite é muito lucrativo.
A princípio, em 1988, a família Schneider decidiu investir e viver em uma fazenda. Desde já, a ideia principal era produzir leite de forma totalmente sustentável. Então no início, foi construído um estábulo para 80 vacas. Assim, as antigas instalações, se tornaram estábulos para o gado jovem.
Ao passo que o projeto sustentável da família Schneider foi acontecendo, fez-se necessário a contratação de consultoria especializada. Como resultado, houve uma expansão nos negócios da família. Nesse sentido, para atender o aumento da demanda, novas construções foram surgindo na fazenda.
Então, com o aumento do rebanho, até 2001, quase 180 vacas se abrigaram no estábulo com o gado jovem! Assim, foi construído um novo estábulo com 375 assentos e um carrossel de ordenha de 28 lugares. Pouco depois, anexaram uma área de tratamento e outra de espera para as vacas.
Qual o benefício de um Biodigestor?
Ao contrário do que se pensa, biodigestores são totalmente viáveis também para pequenos investidores. Afinal, a eficiência no aproveitamento da matéria orgânica bovina e vegetal aumenta a lucratividade.
No caso da família Schneider, ao passo que o rebanho foi aumentando, o projeto do biodigestor tornou-se meta para fazer o tratamento dos resíduos bovinos. O primeiro biodigestor entrou em operação em 2010 com potência elétrica de 250 kW a 250 kW de energia térmica. Em 2011, foi construído um novo biodigestor. Atualmente, a fazenda produz biofertilizantes para utilizar nas suas plantações com excelentes resultados.
Em contrapartida, com o aumento da produção do biogás, a fazenda em Friedrichshof, se tornou uma potencial geradora de energia. Em síntese, a geração de energia elétrica triplicou, subindo para 600 kW , a energia térmica atingiu 600 kW/dia. Considerando uma média de consumo residencial de 3.500 kWh de eletricidade/ano , é possível abastecer 2.000 casas/ano.
Definitivamente a energia gerada através do biogás, reduz generosamente a poluição causada por gás metano na atmosfera. Enfim, diversas são as vantagens quando o assunto é biodigestor. Sobretudo, a maior de todas é ter certeza que este investimento é vantajoso para todos, inclusive para o planeta.

Como funciona o biodigestor na fazenda em Friedrichshof Gründau?
Sobretudo, o substrato utilizado no biodigestor de Friedrichshof, é composto de 75% de plantas operadas com esterco líquido e sólido. O estrume é bombeado do estábulo diretamente para os tanques de armazenamento de dejetos. Os sólidos são transportados até o tanque de alimentação do fermentador. Além disso, utiliza-se outros substratos como milho, capim de silagem, beterraba açucarada.
A principal parte do biodigestor é o fermentador. Dentro do fermentador existem vários agitadores que misturam o material orgânico. Além disso, as paredes internas do fermentador possuem aquecedores para manter a temperatura do substrato em 41 ° C. Dessa forma , com a temperatura ideal as bactérias que decompõem o substrato.

O resultado final do processo de fermentação é um biofertilizante de alta qualidade que é utilizado na própria fazenda. Assim, a família Schneider é independente de fertilizantes minerais. Este biofertilizante é quase sem odor.
Em 2013, adicionou-se ao projeto um sistema de secagem de biofertilizante. Isso faz com que se aproveite o calor residual do biodigestor durante todo o ano. Além disso, o biofertilizante se tornou mais fácil transportar.
Através de um depurador de ar é possível recuperar o nitrogênio liberado durante a secagem do biofertilizante. Isso permite usar eficientemente quase 100% do fertilizante produzido e adequando a idéia da economia circular.
Os desafios do agronegócio estão no mundo inteiro. Cada país possui a sua particularidade. Entre os principais desafios destaca-se o tratamento de resíduos e custos com energia térmica e elétrica. Ou seja, no geral em qualquer parte do mundo os empresários deste setor têm no mínimo os mesmos desafios.
Por que se especializar em negócios com biodigestores?
Apesar de o agronegócio não ser uma atividade econômica impactante na economia da Alemanha, existe demanda por profissionais qualificados. Em contrapartida, nos países com potencial de agronegócio essa demanda é ainda maior. Por incrível que pareça, é onde tem menor concentração de mão de obra qualificada.

Aliado a isso, em tempos de crise, o mercado precisa de soluções inovadoras. Aqui vale, quem estiver qualificado e prestar um bom serviço sai na frente. O conhecimento é o melhor caminho para aproveitar este mercado que necessita urgentemente de consultores realmente qualificados.
Seja um consultor especializado em PLANO DE NEGÓCIO PARA BIODIGESTORES AUTOMATIZADOS e garanta seu lugar neste mercado. Para saber mais sobre projetos com biodigestores assista o vídeo abaixo.