fbpx
novembro 13, 2019
0
||||| 0 |||||
9

Como o comércio de recicláveis contribui no surgimento de biodigestores?

Portal do Biogas www.portaldobiogas.com

O que são Resíduos Sólidos Orgânicos Urbanos (RSOU)? Qual o potencial de geração de biogás de Resíduos Sólidos Orgânicos Urbanos? Como esses resíduos podem ser tratados? Como os consultores podem aproveitar este mercado? Descubra aqui o universo de possibilidades!

Você já parou para pensar como o reaproveitamento dos recicláveis de forma inteligente pode contribuir em oportunidades para biodigestores com resíduos orgânicos? É possível ampliar a quantidade de biodigestores para esse tipo de resíduo através do conhecimento dessa estratégia.

A não segregação dos materiais considerados “secos” e “molhados” desvaloriza e reduz o poder de comercialização e uso do mesmo. Toneladas de resíduos com potencial para comércio e geração de lucros são desperdiçados, diariamente, por falta de informação.

Observe como comércio de recicláveis é uma oportunidade que agrega valor aos mais diversos tipos de resíduos. Ele faz com que os resíduos sejam valorizados, além condicionar mais dignidade aos catadores e tornar melhor o comércio na região.

O que são Resíduos Sólidos Orgânicos Urbanos (RSOU)?

Resíduos Sólidos Orgânicos Urbanos ou Bio-Resíduos são resíduos orgânicos de origem animal ou vegetal. São gerados em domicílios ou empresas e que podem ser degradado por micro-organismos. Nesta classe de resíduos podem ser inclusos as sobras de comidas em restaurantes, assim como também as aparas de grama.

São 59 páginas bastante ilustradas e com links para alguns vídeos exclusivos. O conteúdo do eBook abrange A biodigestão anaeróbia, Fatores que influem na produção de biogás, As fases da biodigestão anaeróbia com informações detalhadas sobre a Hidrólise, Acidogênese, Acetogênese, Metanogênese e Sulfatogênese

Qual o potencial de geração de biogás de Resíduos Sólidos Orgânicos Urbanos?

O Biogás é composto por vários gases, alguns presentes em grandes quantidades como o metano (CH4) e o dióxido de carbono (CO2). E em quantidades menores temos amônia (NH3), hidrogênio (H2), gás sulfídrico (H2S), nitrogênio (N2) e oxigênio (O2). Os gases são resultante dos processo de decomposição anaeróbia da matéria orgânica.

O metano pode ser aproveitado como combustível, o que lhe dá um valor econômico significativo. Sendo assim, atraindo para os investimentos do setor. Dessa forma, o rendimento do biogás de RSOU, assim como a quantidade e as concentrações dos gases gerados, dependem diretamente da composição dos resíduos.

O rendimento pode variar em função de vários fatores como a origem (mercados, restaurantes, casas, indústria alimentícia,…), a forma da coleta, umidade, tamanho das partículas, temperatura, pH, etc.

Como esses resíduos podem ser tratados?

A mágica da indústria de resíduos é a seguinte, ao extrair todo o seu material de interesse, seja ele o reciclável ou o orgânico, você automaticamente estará purificando o outro material.

Por exemplo, ao extrair os recicláveis, ao purificá-los, o que que vai sobrar? Vai sobrar ali os orgânicos. Se seu interesse é nos orgânicos, ao separá-lo você estará purificando os recicláveis. Então, qualquer ação, em qualquer  uma das áreas, seja de interesse nos orgânicos ou nos recicláveis, vai estar valorando o outro tipo de material. São ações interdependente!

Os resíduos orgânicos podem ser levados para usinas de compostagem ou serem utilizados na alimentação de biodigestores, para geração de biogás, energia elétrica, térmica, créditos de carbono, biofertilizante.

Como os consultores podem aproveitar este mercado?

Os consultores que trabalham com comércio de recicláveis são incentivadores para o comércio de orgânicos. Esses profissionais enxergam soluções onde os demais só vêem problemas.

Então seja oportunista, o mercado atual é vasto em oportunidades e escasso de profissionais qualificados!

O Brasil tem uma economia baseada no agronegócio e com isso, tem um cenário ideal para implementação de Biodigestores. Mas infelizmente, ainda faltam pessoas realmente qualificadas para entender todo o mecanismos de gestão de resíduos. Essa estratégia envolve produção industrial, gestão pública, direito ambiental,questões sociais, inclusão social.

Outras dúvidas sobre comércio de recicláveis podem ser esclarecidas assistindo o vídeo a seguir :

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment