fbpx
outubro 10, 2019
0
||||| 0 |||||
1

COMO OBTER UM ORÇAMENTO PARA UM PROJETO DE BIODIGESTOR ?

Portal do Biogás www.portaldobiogas.com

Qual importância de um consultoria para o projeto de biodigestor? Como escolher o melhor biodigestor para o meu projeto? Por que o substrato influencia no tipo do projeto? A forma de coleta do substrato pode afetar o processo de biodigestão? Aprenda como investir de forma eficiente.

Muitas dúvidas a respeito de investimento para a implantação de um biodigestor são comuns para quem pretende começar um negócio na área. O receio de investir de forma errônea e não obter os resultados que atendem às expectativas fazem investidores recuarem em seus projetos.

Para sanar esse receio e incentivar os investidores, esse artigo possui o intuito de ajudar a esclarecer algumas dúvidas. Além de direcionar métodos para elaborar projetos e orçamentos de forma adequada.

Investir em biodigestor é plantar uma semente que trará lucros contínuos independente do período econômico e das oscilações de mercado.

Por este motivo projetar um biodigestor de forma correta com orçamento adequado, consultoria especializada, mão de obra qualificada, garante e evita desperdícios de tempo e de investimentos. A elaboração de um bom projeto também viabiliza lucros e o bom funcionamento do seu biodigestor.

São 59 páginas bastante ilustradas e com links para alguns vídeos exclusivos. O conteúdo do eBook abrange A biodigestão anaeróbia, Fatores que influem na produção de biogás, As fases da biodigestão anaeróbia com informações detalhadas sobre a Hidrólise, Acidogênese, Acetogênese, Metanogênese e Sulfatogênese

Qual importância de uma consultoria para o projeto de biodigestor?

A consultoria, através de um profissional da área, consegue descobrir todas as possibilidades lucrativas e sustentáveis para o seu negócio. Nesse processo, busca a avaliação dos aspectos econômicos e ambientais para que se tenha excelência no projeto. Além disso, a consultoria busca artifícios para viabilização do empreendimento, dando suporte e estabilidade ao investidor.

O profissional da área, com a sua experiência e a capacidade técnica, torna-se mais criteriosa a elaboração do projeto. Essa atuação vai desde estudos da viabilidade técnica, econômica e legal para a implantação do biodigestor até a fase executiva e funcional do empreendimento.

Como escolher o melhor biodigestor para o meu projeto?

O princípio de todo biodigestor é o mesmo, o que diferencia é o tipo de tecnologia usada em cada um. O modelo do biodigestor irá depender da finalidade que você espera. Tudo é relativo e particular quando trata-se de biodigestores.

Como dimensionar biodigestores? O segredo está aqui. Com esta tabela de rendimento dos substratos mais comuns para biodigestores, seu trabalho fica muito mais fácil

Quando o intuito é apenas gerenciar os resíduos de forma ambientalmente adequada ou gerar uma pequena quantidade de energia e outros subprodutos, não se faz necessário um biodigestor de grande porte, com uma tecnologia extraordinária. Agora se sua intenção é comercializar os produtos gerados, o aconselhável é um biodigestor de grande escala e automatizado para alcançar esse resultado.

Portal do Biogás www.portaldobiogas.com

Por que o substrato influencia no tipo do projeto?

Alguns fatores devem ser levados em consideração para construção de um biodigestor. O tipo de substrato que será decomposto nele é um dos principais aspectos a ser analisados.

A granulometria e a rigidez do composto são importantes para assegurar a eficiência do biodigestor. A decomposição da matéria orgânica é realizado por bactérias minúsculas e quanto menor a granulometria do substrato, mais rápido e eficiente será essa digestão.

Os profissionais da área de gerenciamento são essenciais para extrair todas as possibilidades existentes para seu negócio.

Em alguns casos é necessário alguns processos de pré tratamento do substrato antes do lançamento ao biodigestor. Nessa etapa, é possível reduzir a granulometria do compostos e assim facilitar o processo de decomposição, tornando mais eficiente e lucrativo.

A forma de coleta do substrato pode afetar o processo de biodigestão?

Além do tipo de substrato, a forma como ele é coletado é essencial para assegurar o bom funcionamento do biodigestor. A coleta, preferencialmente, deve ser feita de modo que apenas os dejetos sejam levados ao biodigestor, sem a presença de outros resíduos. Esse cuidado é importante, pois apenas a matéria seca será decomposta pelas bactérias.

A utilização de água em excesso, por exemplo, pode vir a retardar a ação das bactérias, além de aumentar os custos do biodigestor. Um substrato que contém água, consequentemente, possui um maior volume. Assim faz-se necessário o dimensionamento de um biodigestor em tamanho maior.

Já a presença de areia ou outros resíduos sólidos juntamente com o substrato, pode vir a acumular e obstruir a tubulação de entrada e saída no biodigestor, prejudicando a sua eficiência. Assistam o vídeo abaixo e tire todas as suas dúvidas sobre orçamentos para biodigestores:

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment