fbpx
novembro 13, 2019
0
||||| 0 |||||
13

Como produzir biogás com resíduos da agropecuária?

Porta do Biogas www.portaldobiogas.com

Quais setores da agropecuária tem potencial para o aproveitamento de biogás? Como produzir biogás com resíduos da agropecuária? Quais são os impactos da destinação inadequada dos dejetos? Como aproveitar os subprodutos da biodigestão anaeróbia na propriedade rural? Entenda como é possível fazer agropecuária sustentável.

A agropecuária é um dos maiores setores que movimentam a economia mundial. Países por todo o mundo importam e exportam, diariamente, toneladas dos mais diversos tipos de alimento. Por outro lado, além do fato de girar a economia, o setor agrícola, infelizmente, ainda é visto como vilão em alguns países.

Alguns dos obstáculos são a quantidade de água gasta para irrigação de culturas, o desmatamento feito para obter terrenos maiores para as plantações. Há também o aparecimento de solos inférteis pelo uso de defensivos agrícolas e rios poluídos por compostos químicos.

A agricultura sustentável mudará sua concepção sobre o setor agrícola!

É possível sim, produzir em grande escala de modo sustentável e em harmonia com o meio ambiente. A agricultura sustentável torna-se mais visível e necessária nos últimos anos. Produtos de boa qualidade e produzidos de forma ambientalmente correto são exigências cada vez mais frequentes feitas pelas populações.

Investir em informações e tecnologias em produção sustentável são aplicações audaciosas e categóricas para o mercado! Observe como biodigestores e seus derivados podem mudar o modo como é feito agricultura na sua região.

São 59 páginas bastante ilustradas e com links para alguns vídeos exclusivos. O conteúdo do eBook abrange A biodigestão anaeróbia, Fatores que influem na produção de biogás, As fases da biodigestão anaeróbia com informações detalhadas sobre a Hidrólise, Acidogênese, Acetogênese, Metanogênese e Sulfatogênese

Quais setores da agropecuária tem potencial para o aproveitamento de biogás?

No agronegócio, quase todo resíduo produzido tem potencial de geração de biogás para um projeto com viabilidade técnica. Podemos citar os setores de Bovinocultura intensiva, suinocultura, caprinocultura, avicultura, lavouras temporárias, produção de soja, milho, cana-de-açúcar.

Existem resíduos com maior dificuldade de digestão (vegetais de cadeias longas) materiais fibrosos, gorduras, árvores. Por outro lado, materiais com decomposição acelerada também prejudicam a biodigestão. Por isso, quando se trabalha com resíduos de agropecuária é interessante fazer combinação de resíduos para manter o equilíbrio para que a biodigestão ocorra de maneira controlada.

Quais são os impactos da destinação inadequada dos dejetos no meio ambiente?

Para o desenvolvimento dos animais é necessário grandes quantidades de água. Comumente, as granjas de criação ficam localizadas próximo a corpos hídricos. Os dejetos animais são compostos por matéria orgânica e nutrientes. Esses dejetos podem ser carreados para os corpos d’água e ocasionar o processo de eutrofização. As águas subterrâneas podem ser impactadas também através da infiltração desse resíduo.

No solo, a depender do resíduo e da sua composição, pode ocorrer a contaminação através de excesso de nutrientes. Em se tratando do ar, há também prejuízos ambientais. A decomposição desse material de forma aeróbia emite gases de efeito estufa.

Como produzir biogás com resíduos da agropecuária?

Normalmente, é preciso uma técnica de coleta e estocagem dos materiais, sejam eles silagem ou resíduos agrícola. Esses materiais serão utilizados para abastecer os biodigestores de modo que obedeça a automação do processo conforme a necessidade.

Já para os dejetos, o cenário muda, pois eles são direcionados diretamente por gravidade, de forma manual ou mecânica para os biodigestores. Normalmente, para esse tipo de resíduo não há a necessidade de estratégia de estocagem.

No biodigestor ocorre a decomposição das matéria orgânica presente nos resíduos por meio de bactérias anaeróbicas. Através desse processo acontece a geração de biogás e a produção de biofertilizante.

Saiba mais em: Biodigestor da fazenda de criação de gado de leite 

Como aproveitar os subprodutos da biodigestão anaeróbia na propriedade rural?

Biogás: Produção de energia elétrica, térmica, geração de biometano, substituição de GLP. De forma prática, pode ser utilizado em motogeradores, fogões, aquecedor de água, campânula, entre outros equipamentos.

Conheça mais desse subproduto em: Formas de uso do biogás

Biofertilizante: Usado como fertilizante ou condicionador de solo, reciclando os nutrientes e melhorando a sustentabilidade da cadeia produtiva. Os biofertilizantes produzidos em biodigestores são riquíssimos em nutrientes e enriquece o solo. São defensivos naturais que não agridem às plantas e o solo.

Conheça mais desse subproduto em: Biofertilizante

Qual biodigestor é mais adequado para esse tipo de resíduo? Quais são os cuidados ou exigências para o manejo desses resíduos antes de lançar no biodigestor? A resposta para essas e outras perguntas estão no vídeo abaixo, assista e tire todas suas dúvidas:

 

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment