COMO TORNAR UMA FAZENDA AUTO SUSTENTÁVEL COM O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

 

 

Como tornar uma fazenda auto sustentável em renda? Como produzir energia e fertilizantes a partir de dejetos animais? Quais e quantos  animais são necessários para manter uma fazenda auto sustentável? Veja como o gerenciamento de resíduos pode tornar uma fazenda auto sustentável.

Embora seja responsável por ⅓ da economia brasileira, o agronegócio também enfrenta grandes desafios. A exemplo, um dos problemas desse setor é a falta de gerenciamento adequado dos resíduos produzidos por seus segmentos. 

Em virtude da demanda crescente por alimentos, agropecuaristas de todo lugar, precisam adequar suas práticas, aderindo tecnologias de preservação dos recursos naturais. Nesse sentido, a criação de animais e seus dejetos,  são um grande problema para criadores e meio ambiente. 

Por causa de seu alto poder poluidor, o esterco dos animais prejudica o ar, a água e o solo. Bilhões de toneladas de dejetos animais são produzidos diariamente em todo o mundo.

 Você sabia que resíduos de rebanhos podem servir como fonte de energia e renda? Porém, quando esses dejetos são descartados de forma errada, muito dinheiro é  jogado fora! Dessa forma, se desperdiça a chance de transformar resíduo em lucro e a oportunidade de agregar valor ao seu negócio.

Agora, se você quer  mudar esse cenário de desperdício e utilizar essa matéria prima com alto poder de comercialização, a saída é se antecipar aos demais criadores, destacando-se  no mercado!

Além de  resolver o desperdício e o impacto que ele causa, adequar fazendas à práticas sustentáveis, é uma opção inteligente.  Sendo o agronegócio um mercado sempre em alta, vale investir em tecnologias simples, promissoras e protetoras dos recursos naturais.

Portanto, saber como ganhar dinheiro com biodigestor anaeróbio e tornar o agronegócio sustentável é garantir produtividade. Pois através da implantação de biodigestores é possível adequar o trato de resíduos às leis ambientais. Dessa forma se evita multas desnecessárias e gera novos negócios através da matéria orgânica desperdiçada.

Como tornar uma fazenda auto sustentável em renda?

Através do aproveitamento dos dejetos dos animais, gera-se novos produtos em sua decomposição. O processo conhecido como Biodigestão Anaeróbia realiza de forma ambientalmente correta, o tratamento desses resíduos, gerando renda de forma eficiente.

 

O biodigestor da fazenda de criação de gado de leite em Friedrichshof Gründau garantiu lucratividade no projeto na Alemanha.

 

Tanto o biogás quanto o biofertilizante, produtos do tratamento dos dejetos, podem ser aproveitados na fazenda ou comercializados. Vários exemplos da viabilidade dos Biodigestores em fazenda de criação de gado leiteiro, prosperam na Alemanha. Sendo prova concreta da eficiência e rentabilidade desta tecnologia.  

Como produzir energia e fertilizante a partir de dejetos animais?

Depois de alimentado com o esterco produzido pelos animais, os biodigestores aceleram a decomposição, gerando o biogás. Este por sua vez, gera energia térmica e elétrica. 

O processo de decomposição no biodigestor anaeróbio consiste também na produção do biofertilizante. Esse material rico em nutrientes, pode ser utilizado na lavoura para potencializar a produção, enriquecer o solo e ser comercializado.

 Contudo, para implantação do projeto é necessário consultoria especializada. Pois estudos específicos são decisivos para evitar perda do capital investido e garantir resultados satisfatórios .

O profissional da área de gerenciamento de resíduos consegue descobrir todas as possibilidades lucrativas e auto sustentáveis para a sua fazenda!

Quais e quantos animais são necessários para manter uma fazenda auto sustentável?

Assim como o porte da fazenda, tipo e quantidade de  animais  são indiferentes para um projeto de fazenda auto sustentável. Uma vez que todo tipo de dejeto animal (caprinos, suínos, bovinos e aves) pode servir como alimento para o biodigestor. Esse quantitativo pode variar de acordo com o tamanho da fazenda e a atividade que desenvolve. 

Quer saber mais? Assista ao vídeo abaixo:

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Não pare agora, continue lendo!