Como transformar lixo orgânico em energia?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Como ocorre a geração de energia a partir do resíduo orgânico? O que deve  ser considerado para a viabilidade econômica no meu projeto de biodigestor?  É possível ganhar dinheiro com venda da energia a partir dos resíduos orgânicos?

Definitivamente, o processo de produção de energia através do lixo é possível com o reaproveitamento de resíduos orgânicos. Esse tipo de resíduo é biomassa  com capacidade para geração de bioenergia. 

Além do fator ambiental, a geração de energia por meio dos resíduos orgânicos é altamente lucrativa e promissora.  Nesse artigo vamos tratar de algumas questões que devem ser levadas em consideração ao investir em projetos na área.

Como ocorre a geração de energia a partir dos resíduos orgânicos? 

Sobretudo, o material orgânico possui vários meios de tratamento. Nesse sentido,  a compostagem e o biodigestor  são algumas das possibilidades. 

Enquanto na compostagem, se trata os resíduos biologicamente, pela ação de bactérias aeróbias, ou seja, na presença de oxigênio. Do contrário, no biodigestor os resíduos são tratados de forma anaeróbia, na ausência de oxigênio. Logo, a decomposição da matéria orgânica sem a presença de oxigênio, gera o biogás

Enfim, o biogás apresenta na sua composição diversos tipos de gases, entre eles o gás metano que  confere poder energético. Como resultado, o biogás pode ser utilizado em redes de gás natural como combustível veicular. Bem como na forma de Gás Natural Veicular (GNV), Gás Natural Comprimido entre outras formas de uso do biogás

O que deve ser considerado para a viabilidade econômica no meu projeto de biodigestor?  

Primeiramente, quando se pensa em projeto de biodigestor, tem que ser observado a viabilidade técnica e econômica do mesmo. Ou seja, a consultoria é responsável por analisar criteriosamente essas indagações.

 A princípio , é feito um estudo do tipo de  substratos e do modelo de biodigestor adotado. Bem como, valor de investimento, tempo de retorno, quantidade e variedade de produtos gerados com a biodigestão.

Tão importante quanto um biodigestor é o trabalho de consultoria. 

É possível ganhar dinheiro com venda de energia dos resíduos orgânicos ? 

De antemão, com toda certeza! Sobretudo, não somente com a venda de energia elétrica, Assim também, com a venda de energia térmica, biofertilizante, biogás, créditos de carbono, calor, entre outras formas.

Biodigestor é a ferramenta completa quando o assunto é gerar lucro!

Primordialmente, os subprodutos dos biodigestores possibilitam diversas oportunidades de lucro. Do mesmo modo que se aliam na economia e na proteção do meio ambiente. 

Além disso, a venda de energia é uma ótima chance para lucrar e diversificar a matriz energética. Atualmente em  alguns países, como é o caso do Brasil, a matriz energética é composta basicamente por poucas fontes de produção. 

Em contrapartida, grandes geradores de bioenergia fecham grandes contratos com grandes empresas, podendo produzir energia suficiente para abastecer uma cidade. 

Quer saber mais sobre o potencial de resíduos orgânicos de restaurantes, energia do lixo, vantagens e desvantagens,  bioenergia do lixo? Assista o vídeo abaixo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Não pare agora, continue lendo!