fbpx
janeiro 9, 2018
||||| 0 |||||
1343

Compostagem Biodigestor de Resíduos Urbanos de Erkheim

Vista aérea do Projeto de Compostagem Biodigestor de Resíduos Urbanos de Erkheim, KSK Kompostierungs-Service Käßmeyer GmbH (Foto: Google Maps)

Como funciona o tratamento de resíduos orgânicos urbanos? É melhor compostagem ou biodigestão de resíduos orgânicos urbanos? É possível combinar a compostagem e a biodigestão anaeróbia? Veja como o projeto de Compostagem Biodigestor Urbano de Erkheim na Alemanha consegue responder a todas essas perguntas.

Alguns afirmam que o tratamento da fração orgânica dos resíduos urbanos, ou bioresíduos, é bastante complicado de se fazer. Isso acontece muitas vezes por falta de conhecimento ou por interesses próprios.

Os desafios eram enormes. Os resíduos não poderiam mais ser encaminhados aos aterros. A solução apresentada por um profissional à um investidor atento mudou todo o cenário. Foi possível tranquilizar e satisfazer todas as partes envolvidas.

Na região de Erkheim os desafios eram grandes. Pequenas cidades com pouca quantidade de resíduos gerados e coletados. Além disso, não havia garantia de que se encontrassem investidores interessados na região.

O projeto de Compostagem Biodigestor Urbano de Erkheim foi a solução perfeita para a região. Enquanto os restos de alimentos são tratados no biodigestor, os galhos de árvores e aparas de gramas vão pra compostagem. O projeto oferece uma alta lucratividade devido ao modelo de negócio escolhido. Os consultores conseguiram construir a equação que garantiu lucros e atraiu investidores para o projeto.

São 59 páginas bastante ilustradas e com links para alguns vídeos exclusivos. O conteúdo do eBook abrange A biodigestão anaeróbia, Fatores que influem na produção de biogás, As fases da biodigestão anaeróbia com informações detalhadas sobre a Hidrólise, Acidogênese, Acetogênese, Metanogênese e Sulfatogênese

Projetos como este são acessíveis a qualquer um. Você só precisa entender que, o mais importante não é o valor do investimento total. Você tem um projeto quando cria as condições para ele existir. O investidor aparece em função disso! Entenda agora COMO DESENVOLVER O SEU PRÓPRIO PROJETO DE BIODIGESTOR.

Os desafios para a implementação do projeto

Markt Erkheim é uma pequena comunidade com somente 2.986 habitantes localizada no sul do Estado da Bavária. Erkheim pertence à região de schwäbischen Landkreis Unterallgäu e existe desde a reforma municipal em 1 de maio de 1978. A administração pública existe em forma de consórcio público e é formado pelas comunidades de Erkheim, Arbors, Kammlach e Westerheim. No total são somente 8.308 habitantes.

Assim como todas as outras, a região também produz resíduo orgânico doméstico, industrial, comercial e de limpeza urbana. Além disso, os recursos públicos para investimentos não eram suficientes.

Como dimensionar biodigestores? O segredo está aqui. Com esta tabela de rendimento dos substratos mais comuns para biodigestores, seu trabalho fica muito mais fácil

A pequena cidade de Markt Erkheim na Alemanha com apenas cerca de 3.000 habitantes conseguiu atrair investidores para o tratamento de resíduos orgânicos e aumentou sua arrecadação com tributos

Os desafios eram comuns portanto. Em muitos casos a viabilidade da usina está ligada diretamente com a quantidade de material a ser processado. Estava claro que com este cenário, não seria tão fácil viabilizar o projeto.

O projeto de Compostagem Biodigestor Urbano de Erkheim

Percebendo a oportunidade, a família Käßmeyer resolveu agir. Em 1987 e com apenas 31 anos Peter Käßmeyer criou a empresa KSK-Kompostierungsservice Käßmeyer GmbH.

O engenheiro agrícola de 31 anos, Peter Käßmeyer, distribuia máquinas de trituração de alta qualidade para resíduos verdes. Ele percebeu que no norte da Alemanha, os estados estavam proibindo a destinação de resíduos verdes para aterros sanitário. Ele sabia que quando a Lei fosse aprovada em sua região, surgiria um grande mercado na região. Seria a grande oportunidade para se tornar um empreendedor independente.

Portal do Biogás www.portaldobiogas.com

Cara a cara com os investidores. É importante ter domínio de argumentos técnicos e econômicos sobre o projeto apresentado. O consultor é constantemente desafiado a provar a lucratividade e a segurança do empreendimento. (Foto: Gleysson B. Machado)

Em 1987 e com apenas 31 anos Peter Käßmeyer compra sua primeira máquina de trituração e funda a empresa KSK-Kompostierungsservice Käßmeyer GmbH.  

Sempre acompanhado de profissionais do setor, sua intuição acertou em cheio. Em 1988 o Estado da Bavária proibiu definitivamente a destinação de resíduos verdes para qualquer aterro sanitário.

Crescimento da empresa

Em 1998 o projeto é adaptado para suprir uma demanda ainda maior do mercado. Juntamente com Werner Knittel, ele fundou a primeira planta de fermentação de resíduos orgânicos e digestíveis da região de Schwaben. Além disso, foi construído uma usina de compostagem para os resíduos verdes. As duas usinas funcionam em perfeita harmonia.

É fácil negociar quando todas as partes precisam de uma solução que somente você pode mostrar, não é?

Em 2002 foi feito a aquisição de uma fazenda com área total de 150 hectares. O objetivo era poder enriquecer o solo com o fósforo resultando do processo de fermentação do biodiesel. Para isso, uma empresa independente é fundada. Seus empregados vêm da agricultura e são profissionais em seu campo.

Os produtos e serviços oferecidos pela empresa

Em 2015 o projeto já empregava quase 100 pessoas, incluindo sete membros da família. A empresa comercializa diversos tipos de composto orgânico, combustíveis de pellets e briquetes, energia elétrica, biofertilizantes, entre outros. Além disso, presta serviço de tratamento de resíduos orgânico para toda a região.

Um serviço interessante é o tratamento de solo oferecido pela empresa. Agricultores da região pagam para ter seu solo tratado e assim ter uma eficiência de produção.

No vídeo abaixo é possível ver um pouco mais sobre este belo projeto.

O mercado precisa de consultores especializados

A demanda por projetos como este são gigantes em todo o mundo. Isso acontece porque as empresas normalmente se interessam por projetos nas grandes cidades e acabam esquecendo as pequenas. Em países como o Brasil são cerca de 4.932 cidades que se enquadram no perfil deste projeto. Apenas 638 cidades no Brasil possuem população de mais de 50.000 habitantes.

Se há potencial, o que está faltando no mercado?

Assim como em Erkheim, o mercado no mundo inteiro precisa de profissionais especializados que consigam reconhecer o potencial dos negócios. Depois de se dedicar ao projeto, é preciso dimensionar o projeto e construir um modelo de negócio atraente para investidores. Os investidores irão aparecer quando houver qualidade nos planos de negócio.

Saiba mais em PLANO DE NEGÓCIO PARA BIODIGESTORES AUTOMATIZADOS

Fontes:

Share this:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email