fbpx
dezembro 2, 2019
0
||||| 0 |||||
7

CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE GESTÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NO SETOR DO AGRONEGÓCIO

Quais são os efeitos do descarte irregular dos Resíduos do Agronegócio no meio ambiente? Resíduos do agronegócio descartados inadequadamente podem causar danos ao solo? Existe alguma penalidade para empresas que descartar irregularmente resíduos? O que é ecocídio? Quais as possibilidades para produção sustentável no agronegócio?

O Brasil é um dos principais produtores de soja, feijão, milho no cenário mundial. O agronegócio é um dos setores mais importante, sendo que representa ⅓ do Produto Interno Bruto (PIB) Nacional. Entretanto, é necessário maiores investimentos em tecnologias para o crescimento eficiente e sustentável do setor.

Alguns países com territórios menores, como a China e Rússia, conseguem produzir em maior escala e de forma altamente produtiva. Veja como investir em tecnologias evita danos ambientais e otimizam seu negócio.

Quais são os efeitos do descarte irregular dos Resíduos do Agronegócio no meio ambiente?

As atividades do agronegócio produzem quantidade de resíduos com elevada carga orgânica e alguns com alto poder poluidor. Os resíduos deste setor são compostos das atividade de agricultura (soja, milho, arroz) e pecuária (esterco de animais). A falta de gestão desses resíduos, além do prejuízos ambientais, causam sobretudo desperdício de recursos financeiros.

Quando os resíduos orgânicos entram em contato com corpos d’água as consequências são visíveis. Podemos tomar como exemplo o descarte de esgotos sem tratamento nos rios e lagos. Todo oxigênio necessário para a vida aquática é consumido pela matéria orgânica. Sendo assim, os peixes, animais e plantas presentes, morrem pela falta de oxigênio e proliferação de algas. Esse processo é denominado de eutrofização.

São 59 páginas bastante ilustradas e com links para alguns vídeos exclusivos. O conteúdo do eBook abrange A biodigestão anaeróbia, Fatores que influem na produção de biogás, As fases da biodigestão anaeróbia com informações detalhadas sobre a Hidrólise, Acidogênese, Acetogênese, Metanogênese e Sulfatogênese

Além da morte dos peixes e de toda vida aquática, a água desses cursos hídricos perdem a sua valia. A água não pode ser usada para fins nobres, como por exemplo para consumo próprio. Ela deixa de possuir valor e utilidade. Os resíduos orgânicos também emitem em sua decomposição gases que são responsáveis pelo efeito estufa.

Quando o meio ambiente sofre agressão, todo o meio a sua volta está perdendo poder e valor!

Resíduos do agronegócio descartados inadequadamente podem causar danos ao solo?

O chorume dos resíduos orgânicos percola e infiltra diretamente o solo, portanto passam a ser fonte direta de contaminação. Com a percolação, o chorume pode chegar a contaminar os aquíferos subterrâneos presentes na região e comprometer a qualidade das águas subterrâneas. Quando os resíduos estão dispostos in natura, consequentemente, o chorume tem facilidade em se espalhar. Ao chegar as épocas chuvosas, há probabilidade dos resíduos e do lixiviado (mistura de água e chorume) serem carreadas para os corpos d’água. Nesse processo, além de contaminar o solo, acontece também a poluição das águas superficiais.

Sobretudo, o descarte inadequado desses resíduos compromete a qualidade do solo e faz com ele perca sua fertilidade. O mau odor, a proliferação de larvas, a presença de roedores também são consequências da prática inadequada.

Existe alguma penalização para empresas que descartam irregularmente resíduos?

Além da lei nacional que rege todo o território Brasileiro, alguns Estados intensificam e restringem suas leis ambientais. É o caso do Estado de Minas Gerais, que possui o decreto 47383 de 02/03/2018 que classifica infrações às normas de proteção ao meio ambiente.

Multas milionárias são pagas por você que não investe em tecnologia adequada para o seu negócio.

O Estado de Pernambuco também é outro exemplo que intensifica as leis ambientais relacionadas à resíduos e sua disposição. A lei nº 14. 236, de 13 de dezembro de 2010 dispõe sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos e dá outras providências.

O que é ecocídio?

Ecocídio é um termo que está sendo desenvolvido para referir-se à crimes ambientais quando existe a perda total ou parcial de algum bem natural. É a morte de seres vivos ou do ambiente onde eles vivem. Eco, vem de ecologia e do conceito de práticas eco. Cídio, deriva-se de homicídio.

Quais as possibilidades para produção sustentável no agronegócio?

São muitas as possibilidades para potencializar a produção sustentável no agronegócio brasileiro. Os biodigestores são uma das tecnologias possíveis de serem aplicadas, devido a sua eficiência, otimização e potencialização da produção. Projetos de biodigestores possuem benefícios inegáveis.

Sustentabilidade e economia andam juntos quando o assunto é biodigestor!

O biodigestor possibilita tratar os resíduos orgânicos, sejam eles, restos de alimentos ou de origem animal, de forma sustentável. Além de anular dos empreendimentos problemas relacionados aos resíduos orgânicos.

Ao tratar de forma anaeróbia, esses resíduos produzem biogás. O biogás é um produto de valor comercial altíssimo e com forte poder de comercialização. Os biodigestores possibilitam a produção de energia térmica, elétrica e até de biofertilizantes. Todos os produtos gerados pelo biodigestor podem ser utilizados para o próprio agronegócio, intensificando a produção e minimizando os problemas ambientais trazidos pela agricultura.

Como investir em tecnologias para o setor de agronegócio? Qual a importância de conhecer sobre as leis ambientais? Por que gerenciar seu estabelecimento e seus resíduos? A resposta para essas e outras perguntas encontram-se no vídeo abaixo:

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment