EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Quais são os desafios enfrentados no agronegócio em relação ao consumo e tipo de energia? A utilização da energia neste setor é a forma mais eficiente de utilização? Deve-se investir na construção de mais hidrelétricas no país? Aprenda sobre agronegócio eficiente lendo esse artigo.

Países como a Holanda, embora possuam território menor que o Brasil, conseguem se destacar no setor do agronegócio e na produção rural. Tal fato é possível pelo uso de novas tecnologias, aproveitamento estratégico e investimento em práticas de produção mais limpa.

Profissionais qualificados em trabalhar com o gerenciamento de resíduos , são fundamentais para propor soluções estratégicas através do aproveitamento sustentável e lucrativo dos resíduos do agronegócio.

Resíduos podem se tornar fonte de energia limpa para o seu negócio!

Através da gestão e da eficiência de projetos, os setores que produzem resíduos orgânicos podem tornar-se independentes energeticamente. A independência energética, produção descentralizada e combinação de matrizes energéticas, fazem diferença no seu negócio. Já pensou em conseguir produzir energia em sua propriedade, de forma limpa, eficiente e segura?

Quais são os desafios enfrentados no agronegócio em relação ao consumo e tipo de energia?

Embora o Brasil seja um grande nome no agronegócio mundial, o setor ainda possui precariedades indiscutíveis. Falta investimento em tecnologias para otimização nos processos produtivos, como através do reaproveitamento do seu potencial interno. É possível utilizar dos próprios resíduos gerados nesse setor para utilização em energia descentralizada.

Mesmo com todo potencial existente para geração de energia limpa no agronegócio, na grande maioria dos casos, o setor restringe-se unicamente a utilização de energia de concessionárias. Um dos grandes custos no agronegócio é através dos gastos com energia. Esse valor poderia ser economizado ou utilizado para outra atividade, caso utilizasse a produção de energia limpa por meio dos resíduos que ele próprio gera.

Veja como profissionais de gerenciamento de resíduos podem otimizar os potenciais do seu negócio!

É possível baixar os custo com energia? Com toda certeza! Além de diminuir, é possível também aumentar a lucratividade no setor a depender da tecnologia utilizada. Eficiência energética é uma realidade palpável para o país.

Essa energia pode ser proveniente diversas fontes: Energia através de biomassa, energia solar, eólica e até mesmo através da combinação de diferentes fontes energia. Esse tipo de modalidade pode tornar mais eficiente a produção.

A utilização da energia neste setor é a forma mais eficiente de utilização?

Pode-se dizer que o setor do agronegócio só será energeticamente eficiente quando utilizar todo seu potencial ao seu próprio favor. Esse setor possui diariamente grande quantidade de resíduos orgânicos. A utilização desses resíduos é justamente uma das formas de torná-lo mais eficiente energeticamente.

Através do tratamento eficiente com a biodigestão anaeróbia, esses resíduos podem tornar-se fonte de energia elétrica e térmica. Além de produzir biofertilizante, um adubo rico em nutrientes que pode ser utilizado nas plantações ou até comercializados.

Você deixa de ser o que compra e gasta e passa a ser o que produz e lucra!

A geração de energia proveniente dos resíduos orgânicos é feita por meio da decomposição desse material de forma anaeróbia em biodigestores. O investimento nessa tecnologia possui grande potencial, proporciona e possibilita diversas formas de evitar gastos e ganhar dinheiro.

Deve-se investir na construção de mais hidrelétricas no país?

Diante do cenário de possibilidades na diversificação da matriz energética é preciso priorizar as fontes de energias renováveis. As hidrelétricas demandam de muitas áreas e a problemática reflete diretamente em outro problema, como o desmatamento.

O Brasil é um país tropical, rico em biodiversidade, consequentemente, possui o cenário ideal para diversificação da sua matriz energética. Então, a oportunidade sempre esteve presente, precisamos explorar outros meios energéticos.

Desafios e oportunidades no agronegócio Brasileiro, saiba mais sobre o assunto, assistindo o vídeo abaixo:


 

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Não pare agora, continue lendo!