O autor do Portal do Biogás e do Portal Resíduos Sólidos é um brasileiro, oriundo de Belém do Pará. Já vive na Alemanha há mais de 15 anos. Estudou na Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt (Fachhochschule Frankfurt /University of Applied Sciences Frankfurt) onde concluiu sua faculdade e Mestrado em Engenharia Química.

Concluiu sua especialização em Tecnologias de Geração de Energia com temas sobre Tecnologia Nuclear, Hidrelétricas, Energia Eólica, Células Combustível, Biodigestores, Termoelétricas em geral, Energia Solar, Petroquímica, Integrated Gasification Combined Cycle e Tecnologias de geração com hidrogênio.

Sua segunda especialização envolve o estudo sobre engenharia ambiental com temas como Limpeza de Gases, Resíduos Sólidos e Tratamento de Água e Esgoto. Em sua grade extra curricular se especializou em Estudo sobre Polimeros, Engenharia dos materiais e Automação de sistemas industriais.

Gleysson B. Machado – Especialista em Negócios Sustentáveis e criador de treinamentos exclusivos a partir da Alemanha para todo o mundo

Depois de formado. atuou como Instrutor Técnico em Engenharia Nuclear para a empresa Areva Nuclear Power GmbH, responsável pela construção de Angra 3, durante 5 anos. Suas principais funções eram:

  • Ministrar cursos de formação em nível de peritos sobre a parte convencional de usinas nucleares
  • Ministrar cursos de engenharia de sistemas e processos sobre os assuntos do circuito primário / reator nuclear e sistemas auxiliares de reatores de água pressurizada (pressurized water reactor – PWR) e reatores de água fervente (Boiling Water Reactor – BWR)
  • Autor técnico de documentação de treinamento para as centrais nucleares na parte convencional de plantas PWR e BWR
  • Coordenador de cursos técnicos de formação para funcionários internos e externos

Os cursos ministrados por mim para funcionários internos da Areva NP GmbH assim como funcionários de usinas nucleares, possuem os seguintes conteúdos:

  • Concepção técnica dos sistemas nucleares
  • Estrutura e Função dos sistemas nucleares
  • Termodinâmica e termo hidráulico de projetos
  • Automatização de instrumentação e controle
  • Interação de sistemas em diferentes potências do reator
  • Comportamento durante a inicialização e o desligamento de todo o sistema

Há 3 anos atua na área de Engenharia Ambiental. Durante esse tempo, coordenou a equipe daUniversidade Federal Rural da Amazônia na elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para a cidade de Acará no Estado do Pará além de dar consultoria para empresas alemães sobre o mercado brasileiro e brasileiras na concepção de centrais de energias renováveis e para o tratamento de resíduos sólidos das mais variadas origens.

Laboratório para Análises de Substratos para Biodigestores na cidade de Wolpertshausen na Alemanha (Foto: Gleysson B. Machado)

Criou um Ambiente Virtual de Aprendizagem em seu Portal Resíduos Sólidos, onde oferece cursos sobre a legislação para o setor, tecnologias de reciclagem, tratamento e disposição final de resíduos sólidos e abre espaço para outros professores e instrutores oferecerem seus cursos. Seus trabalhos já são referencias para algumas Universidades no Brasil sendo inclusive indicado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo – CETESB como referencia no setor de Biogás.

Deixe uma resposta