VISITA TÉCNICA VIRTUAL A UM FRIGORÍFICO BOVINO

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O que é um frigorífico bovino?  Para onde vão os resíduos de um frigorífico bovino ? O que devo avaliar em um frigorífico bovino para implantar um biodigestor? Por que devo fazer o gerenciamento de resíduos de frigoríficos?  Como fazer negócios sustentáveis com resíduos de frigoríficos ? 

Os frigoríficos têm como principal característica o fato de realizarem o processamento e armazenamento de produtos de origem animal. Gerando assim seus derivados, subprodutos e resíduos sólidos. O potencial de aproveitamento econômico e sustentável desses produtos é gigantesco. 

Esse setor apresenta resíduos  que podem ser tratados em biodigestores anaeróbios e com retorno vantajoso para o empreendedor. O gerenciamento de resíduos orgânicos em um frigorífico é uma ótima oportunidade para geração de biogás

Sinceramente, quero que vocês estendam sobre o potencial desse mercado e  que com o auxílio do nosso curso de Plano de Negócios para Biodigestores, amplie sua visão sobre o assunto e possa enxergar oportunidades e realizar trabalhos com  altíssima competência.

O que é um frigorífico bovino?

Frigorífico bovino é o local onde é realizado o abate de animal, bois, touros, vacas, novilhas, garrotes… Antes das carnes serem levadas aos pontos de venda e comercialização, os animais precisam ser inspecionados pelo órgão regional, para avaliação da sua procedência (vacinação, possíveis doenças ) e só então aptos para abate.

Os animais passam pelo período de quarentena e ficam sem se alimentar por um certo intervalo de tempo, antes do abate, para que não mais exista a presença de alimentos em seu organismo e assim a limpeza e os cortes seja realizada com mais facilidade.

Pela a RIISPOA as definições de matadouro-frigorífico é dada por:

Art. 21 Inciso § 1º – Entende-se por “matadouro-frigorífico” o estabelecimento dotado de instalações completas e equipamentos adequados para o abate, manipulação, elaboração, preparo e conservação das espécies de açougue sob variadas formas, com aproveitamento completo, racional e perfeito, de subprodutos não comestíveis; possuirá instalações de frio industrial.

O Frigorífico apresentado em nossa visita técnica é considerado de grande porte e diariamente são realizados 2 mil abates. Assim como ele, existem outros milhares espalhados pelo país. Já parou para pensar a quantidade de resíduos gerados diariamente? 

Para onde vão os resíduos de um frigorífico bovino ?

Vísceras, esterco, ossos, sangue, couros, chifres… A quantidade de resíduos produzidos diariamente por um frigorífico são gigantes. Eles são considerados como resíduos orgânicos, entretanto, eles possuem grau de patogenicidade e muita presença de bactérias. 

Esses resíduos se descartados de forma inadequada causam problemas ambientais gravíssimos. Contaminam o ar, o solo a água e até reduzem a qualidade de vida de pessoas que morem próximo a eles, pois a maioria desses resíduos são altamente putrescível e além do mau cheiro, com ele surge a presença de vetores e animais.

Atualmente no Brasil, os resíduos líquidos provenientes dos frigoríficos são levados a lagoas de estabilização e os resíduos considerados mais sólidos são destinados a aterros sanitários. 

No entanto, como dito, esses materiais são orgânicos e possuem bactérias. Bactérias essas que tem o poder de acelerar a decomposição e auxiliar a fermentação . A forma como é feito o descarte desses materiais desperdiçam esses potenciais.

Por si só, estes resíduos tendem a se degradar para no final se neutralizarem. Esse processo pode ser acelerado em usinas de biogás, comumente chamados de biodigestores.

Por que devo fazer o gerenciamento de resíduos de frigoríficos? 

O descarte incorreto dos resíduos e a falta de gerenciamento dos mesmos, é passivo de multa e até fechamento de estabelecimentos. Como dito, quando dispostos de maneira inadequada eles prejudicam o meio ambiente, emitem gases, poluem águas e solos. Provocam a presença de forte odor, roedores, vetores, animais… Prejudicam a saúde pública. 

O desperdício de material orgânico é sinônimo de desperdício de dinheiro

O gerenciamento estratégico é a oportunidade de praticar a sustentabilidade. Com ele existe a oportunidade para construção de biodigestor como forma de tratamento de resíduos. Por sua vez, os biodigestores são oportunidades de melhorar a qualidade ambiental, gerar emprego e retorno econômico.  A decomposição da matéria orgânica em biodigestores gera produtos de alto valor comercial como : Biogás, biofertilizantes, energia térmica, elétrica… 

Saiba mais em:

Artigo elaborado pela Colunista do Portal do Biogás, Kyanne Kedna.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Não pare agora, continue lendo!